Celular, corrida de orientação, Educação Física Escolar: elaboração e avaliação de um material didático

Autores

  • Alexander Klein Tahara Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Ilhéus, Bahia
  • Mayara de Sena Cagliari Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Campus de Rio Claro
  • Suraya Cristina Darido Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Campus de Rio Claro

Palavras-chave:

celular, corrida de orientação, educação física, escola

Resumo

Objetivo: Elaborar e avaliar um material didático para o ensino da corrida de orientação utilizando o celular, no sentido de analisar se o mesmo pode auxiliar o processo de ensino deste conteúdo para professores que atuam na área. Métodos: Foi utilizado como instrumento um questionário aberto aplicado a 9 participantes, todos professores de Educação Física escolar, faixa-etária de 22 a 52 anos. Resultados: Indicam que em relação ao uso do celular para o ensino do conteúdo “aventura”, 42,9% dos professores veem o mesmo como um recurso potencializador do processo de ensino/aprendizagem, ao passo que 21,4% entendem a necessidade de determinar objetivos claros para o uso adequado do celular. Conclusão: A avaliação do material didático elaborado acerca da corrida de orientação utilizando-se o celular foi positiva, sendo uma atividade enriquecedora para os professores, com chances de adaptar nas escolas que lecionam.

Biografia do Autor

Alexander Klein Tahara, Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Ilhéus, Bahia

Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP/Rio Claro, Docente do Curso de Educação Física da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus/BA) e Membro do LETPEF - UNESP/Rio Claro.

Mayara de Sena Cagliari, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Campus de Rio Claro

Mestranda em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP/Rio Claro e Membro Pesquisadora do LETPEF - UNESP/Rio Claro.

Suraya Cristina Darido, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Campus de Rio Claro

Docente do Departamento de Educação Física - UNESP/Rio Claro e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias da UNESP/Rio Claro.

Referências

Franco LCP, Cavasini R, Darido SC. Práticas corporais de aventura. In: González FJ, Darido SC, Oliveira AAB (Org.). Lutas, Capoeira e Práticas corporais de aventura: práticas corporais e a organização do conhecimento. Maringá: Eduem; 2014. p.101-135.

Queiroz Filho PN, Santos CAP. Corrida de Orientação. In: Dacosta L (Org.). Atlas do Esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Confef, 2006. p.34-35.

Darido SC, Impolcetto FM, Barroso ALR, Rodrigues HA. Livro didático na Educação Física escolar: considerações iniciais. Motriz. 2010;16(2):450-457.

Ivoskus D. Vivir conectados: sociedade política y comunicación em la era digital. Buenos Aires: Grupo Norma; 2012.

Thomas JR, Nelson JK, Silverman SJ. Métodos de pesquisa em atividade física. Porto Alegre: Artmed; 2007.

Mattos MG, Rossetto Júnior AJ, Blecher S. Teoria e prática da metodologia da pesquisa em educação física: construindo sua monografia, artigo científico e projeto de ação. São Paulo: Phorte; 2004.

Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2004.

Batista SCF, Barcelos GT. Análise do uso do celular no contexto educacional. Revista Novas Tecnologias na Educação;2013;11(1):1-10.

Silva LMF, Darido SC. A capoeira e o uso da tecnologia da informação e da comunicação em seu processo de ensino e aprendizagem. Motriz. 2011;17(Supl.1):1-8.

Germano VAC. Educação Física escolar e currículo do estado de São Paulo: possibilidades dos usos do celular como recurso pedagógico no ensino do hip hop e street dance. [Dissertação de Mestrado - Programa em Desenvolvimento Humano e Tecnologias]. Rio Claro (SP): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; 2015.

Machado JLA. Celular na Escola: O que fazer? 2012; Available from:<http://cmais.com.br/educacao/celular-na-escola-o-que-fazer> [2016 jul 13].

Ferreira HMC. A mediação dos dispositivos móveis nos processos educacionais. Revista Teias. 2012;13(30):209-226.

Göttsche K. Tecnologias móveis: uma mais valia em contextos educacionais? Revista Linhas. 2012;13(2):1-12.

Downloads

Publicado

2017-04-09

Edição

Seção

Artigos originais