Estado da arte: Práticas corporais de aventura e Educação Física escolar

Autores

  • Alexander Klein Tahara Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Ilhéus, Bahia
  • Dandara de Carvalho Soares Universidade Estadual Paulista UNESP/Rio Claro
  • Suraya Cristina Darido Universidade Estadual Paulista - UNESP/Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.17648/aces.v6n3.2978

Palavras-chave:

estado da arte, práticas corporais de aventura, Educação Física escolar

Resumo

Objetivo: Analisar a produção acadêmica sobre as práticas corporais de aventura (PCA) em periódicos científicos nacionais, visando qualificar e quantificar o número total de artigos publicados sobre esta temática, bem comoverificarosestudos que estãorelacionados à área da EducaçãoFísica escolar. Métodos: A pesquisa é de naturezaquali-quantitativa, sendofeitaumabuscana base de dados online de onzeperiódicoscientíficosnacionais, durante o recorte temporal de 2005 a 2017. Resultados: O estado da arteindica que a produção está mais incidente na relação das PCA com os aspectos biodinâmicos, seguido pela educação ambiental e variáveis psicológicas, e que ainda há uma carência na produção científica relacionada às PCA. Conclusão: Acredita-se que há necessidade de realização de mais estudos e pesquisas que incidam foco nas PCA como um conteúdo a ser ministrado nas aulas de Educação Física escolar.

Biografia do Autor

Alexander Klein Tahara, Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Ilhéus, Bahia

Mestre em Ciências da Motricidade (UNESP/Rio Claro), Docente do Curso de Educação Física da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus/BA)e Membro do LEL – Laboratório de Estudos Lazer - UNESP/Rio Claro.

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Publicado

2019-04-26

Edição

Seção

Artigos de revisão