Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Revista acadêmica internacional de periodicidade semestral que publica trabalhos referentes ao campo da educação, com ênfase em educação popular. Aceitamos pesquisas originais (que ainda não tenham sido publicadas em outros periódicos), compreendendo artigos, resenhas e entrevistas com pesquisadores(as) reconhecidos(as) pela produção na área. Em nossos volumes, além de números abertos, também publicamos edições temáticas (dossiês) organizadas por pesquisadores(as) da área de educação. A revista oferece e veicula conteúdo cientifico de acesso aberto (avaliado por pares e indexado) a docentes e pesquisadores(as) em diversos estágios de formação (iniciação científica, mestrado, doutordo e pós-doutorado), publicando contribuições teóricas e trabalhos empíricos dedicados a analisar e subsidiar políticas públicas educacionais e o debate em educação popular na América Latina.

 

Políticas de Seção

Artigos

Artigos livres (originais) avaliados e publicados pelo periódico. Aceitamos contribuições em fluxo contínuo, a qualquer momento do ano e sem vinculação necessária com dossiês temáticos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Entrevistas com pesquisadores(as) brasileiros(as) e estrangeiros(as) cujas contribuições teóricas e acadêmicas sejam amplamente reconhecidas no debate educacional.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos do dossiê

Dossiês temáticos organizados por pesquisadores(as) e docentes. Todos os dossiês contam com um texto de apresentação assinado pelos(as) organizadores(as). As contribuições devem atender às linhas temáticas das propostas de dossiê publicadas pelo periódico.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Resenha de obras relativas ao campo da educação. Aceitamos contribuições em fluxo contínuo.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Editorial assinado pelos editores-chefes do periódico. Todos os números da revista são abertos por um editorial, contendo uma apresentação dos itens da publicação e a vinculação dos textos publicados com a temática central e o escopo da revista.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Nominata

Nominata contendo pesquisadores(as) e docentes que atuaram como consultores ad hoc nos volumes do períodico. As informações são disponibilizadas anualmente ao final de cada volume (sempre no segundo número do volume, portanto).

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de experiência

Intervenções em formato de ensaio, contando com diálogos com bibliografia e vinculação temática aos dossiês. Seção presente apenas em dossiês.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O sistema de avaliação e o processamento dos julgamentos de mérito percorrem quatro etapas:

1. Desk review inicial dos editores e da equipe editorial, verificando os critérios de originalidade, a adequação ao escopo do periódico, o cumprimento das normas editoriais e a política antiplágio.

2. Os trabalhos são submetidos a dois pareceristas externos para análise especializada de conteúdo. Para a escolha dos pareceristas, privilegiamos a diversidade institucional e regional. As contribuições são avaliadas conforme o sistema double-blind peer review, ou seja, autores e pareceristas não são identificados no artigo nem no formulário de parecer.

3. Caso os pareceristas emitam apreciações divergentes em relação ao mesmo texto, a contribuição será encaminhada a um terceiro avaliador externo ou será analisada por membros da equipe editorial e do conselho consultivo.

4. Para contribuições aprovadas com modificações indicadas pelos pareceristas, as alterações feitas pelos(as) autores(as) são cotejadas com o conteúdos dos pareceres pela equipe editorial. Após a validação, o aceite final é emitido e a contribuição tem sua publicação agendada, conforme planejamento editorial.

 

Periodicidade

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Licença e indexadores

Licença Creative Commons A revista Cadernos CIMEAC está licenciada com uma licença Creative Commons. Para informações sobre as condições colocadas pela licença, clique no ícone ou no link. Oferecemos conteúdo de acesso aberto e avaliado por pares no sistema double-blind peer review. Nosso conteúdo está indexado e referenciado nas seguintes bases de dados e bibliotecas nacionais e internacionais:

MIAR (Universitat de Barcelona, Espanha)

Directory of Open Access Journals (Universidade de Lund, Suécia)

Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico (Conselho Superior de Pesquisas Científicas, CSIC, Espanha)

ROAD (Unesco, Suíça)

Universiteitsbibliotheek Gent (Bélgica)

KTH Royal Institute of Technology (Suécia)

Masland Library (Cairn University, Estados Unidos)

Iowa State University Library (Estados Unidos)

JournalTOCs (Heriot-Watt University, Reino Unido)

Sherpa/Romeo (University of Nottingham, Reino Unido)

Latindex (Universidad Nacional Autónoma de México, México)

University of Wisconsin-Madison Libraries (EUA)

University of New South Wales Library (Austrália)

Babord, Université de Bordeaux (França)

Det Kongelige Bibliotek og Københavns Universitets (Dinamarca)

OpenAIRE (União Europeia)

Nara Institute of Science and Technology (Japão)

Pusan National University (Coreia do Sul)

University of Saskatchewan (Canadá)

University of Guelph (Canadá)

Biblioteka Uniwersytecka we Wrockawiu (Universidade de Varsóvia, Polônia)

Biblioteca da Universidade de Helsinki (Finlândia)

Ministério de Educación, Cultura, Ciencia y Tecnología (Argentina)

University of New South Wales (Austrália)

Biblioteca UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México, México)

Jykdok / University of Jyväskylän (Finlândia)

Knihovna Filosofického ústavu AV CR (Instituto de Filosofia da Academia de Ciências, República Tcheca)

Heal Link (Universidade Aristóteles de Salonica, Grécia)

Ajman University Library (Emirados Árabes Unidos)

Universiteit van Amsterdam Bibliotheek (Holanda)

Vrije Universiteit Brussel (Bélgica)

Biblioteca Universitaria di Lugano (Università della Svizzera Italiana, Suíça)

Princeton University Library (Estados Unidos)

Beardslee Library (Western Theological Seminary, Estados Unidos)

National Taiwan Normal University (Taiwan)

Acadia University (Canadá)

Diadorim (IBICT, Brasil)

Scilit (Suíça)

Crossref (Estados Unidos)

BIU Santé (Université Paris Descartes, França)

MIT Libraries (MIT, Estados Unidos)

EuroPub (Academic and Scholarly Publication Center, Reino Unido)

Edward G. Miner Library (University of Rochester, Estados Unidos)

University of Modern Sciences Library (Emirados Árabes Unidos)

Bates College (Estados Unidos)

Google Scholar (Google, Estados Unidos)