Revista acadêmica internacional de periodicidade semestral que publica trabalhos referentes ao campo da educação, com ênfase em educação popular. Aceitamos pesquisas originais (que ainda não tenham sido publicadas em outros periódicos), compreendendo artigos, resenhas e entrevistas com pesquisadores(as) reconhecidos(as) pela produção na área. Em nossos volumes, além de números abertos, também publicamos edições temáticas (dossiês) organizadas por pesquisadores(as) da área de educação. A revista oferece e veicula conteúdo cientifico de acesso aberto (avaliado por pares e indexado) a docentes e pesquisadores(as) em diversos estágios de formação (iniciação científica, mestrado, doutordo e pós-doutorado), publicando contribuições teóricas e trabalhos empíricos dedicados a analisar e subsidiar políticas públicas educacionais e o debate em educação popular na América Latina.

Artigos

Artigos livres (originais) avaliados e publicados pelo periódico. Aceitamos contribuições em fluxo contínuo, a qualquer momento do ano e sem vinculação necessária com dossiês temáticos.

Entrevista

Entrevistas com pesquisadores(as) brasileiros(as) e estrangeiros(as) cujas contribuições teóricas e acadêmicas sejam amplamente reconhecidas no debate educacional.

Artigos do dossiê

Dossiês temáticos organizados por pesquisadores(as) e docentes. Todos os dossiês contam com um texto de apresentação assinado pelos(as) organizadores(as). As contribuições devem atender às linhas temáticas das propostas de dossiê publicadas pelo periódico.

Resenhas

Resenha de obras relativas ao campo da educação. Aceitamos contribuições em fluxo contínuo.

Editorial

Editorial assinado pelos editores-chefes do periódico. Todos os números da revista são abertos por um editorial, contendo uma apresentação dos itens da publicação e a vinculação dos textos publicados com a temática central e o escopo da revista.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Nominata

Nominata contendo pesquisadores(as) e docentes que atuaram como consultores ad hoc nos volumes do períodico. As informações são disponibilizadas anualmente ao final de cada volume (sempre no segundo número do volume, portanto).

Relato de experiência

Intervenções em formato de ensaio, contando com diálogos com bibliografia e vinculação temática aos dossiês. Seção presente apenas em dossiês.

O sistema de avaliação e o processamento dos julgamentos de mérito percorrem quatro etapas:

1. Desk review inicial dos editores e da equipe editorial, verificando os critérios de originalidade, a adequação ao escopo do periódico, o cumprimento das normas editoriais e a política antiplágio.

2. Os trabalhos são submetidos a dois pareceristas externos para análise especializada de conteúdo. Para a escolha dos pareceristas, privilegiamos a diversidade institucional e regional. As contribuições são avaliadas conforme o sistema double-blind peer review, ou seja, autores e pareceristas não são identificados no artigo nem no formulário de parecer.

3. Caso os pareceristas emitam apreciações divergentes em relação ao mesmo texto, a contribuição será encaminhada a um terceiro avaliador externo ou será analisada por membros da equipe editorial e do conselho consultivo.

4. Para contribuições aprovadas com modificações indicadas pelos pareceristas, as alterações feitas pelos(as) autores(as) são cotejadas com o conteúdos dos pareceres pela equipe editorial. Após a validação, o aceite final é emitido e a contribuição tem sua publicação agendada, conforme planejamento editorial.

Licença e indexadores

Licença Creative Commons A revista Cadernos CIMEAC está licenciada com uma licença Creative Commons. Para informações sobre as condições colocadas pela licença, clique no ícone ou no link. Oferecemos conteúdo de acesso aberto e avaliado por pares no sistema double-blind peer review. Nosso conteúdo está indexado e referenciado nas seguintes bases de dados e bibliotecas nacionais e internacionais:

MIAR (Universitat de Barcelona, Espanha)

Directory of Open Access Journals (Universidade de Lund, Suécia)

Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico (Conselho Superior de Pesquisas Científicas, CSIC, Espanha)

ROAD (Unesco, Suíça)

Universiteitsbibliotheek Gent (Bélgica)

KTH Royal Institute of Technology (Suécia)

Masland Library (Cairn University, Estados Unidos)

Iowa State University Library (Estados Unidos)

JournalTOCs (Heriot-Watt University, Reino Unido)

Sherpa/Romeo (University of Nottingham, Reino Unido)