Sexualidade e gênero: processos emancipatórios nas relações entre universidade e comunidade

Autores

  • Ana Paula Leivar Brancaleoni Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)
  • Rosemary Rodrigues de Oliveira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v4i1.1458

Resumo

O presente artigo apresenta e analisa a configuração de um projeto de Extensão Universitária, desenvolvido com Escolas Públicas, que tem por temas sexualidade e gênero. Busca-se compreender em que medida a mesmo favorece a manutenção do tripé ensino/pesquisa/extensão, enquanto promotor de aprendizados para a emancipação dos sujeitos envolvidos (graduandos, docentes e comunidade). Pautou-se nos pressupostos da pesquisa-ação, tendo como instrumentos de coleta de dados a análise documental e questionários respondidos por componentes do projeto do período de 2005 a 2011. Constatou-se que foram favorecidos processos formativos que rompem com visões estereotipadas, biologizantes e heteronormativas da sexualidade e do gênero, que predomina nos processos educacionais escolares. Além disso, favoreceu-se a vivência da indissociabilidade ensino/pesquisa/extensão, pautando-se na compreensão do conhecimento comoalgo construído nas e através das relações sociais.

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Publicado

2014-01-27

Edição

Seção

Artigos