Concepções de monitores e alunos sobre o conceito de biodiversidade em uma atividade de trabalho de campo

Autores

  • Luziene Aparecida Grandi Universidade de São Paulo (USP)
  • Rafael Gil de Castro Universidade de São Paulo (USP)
  • Marcelo Tadeu Motokane Universidade de São Paulo (USP)
  • Danilo Seithi Kato Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v4i1.1459

Resumo

O presente trabalho aborda aspectos da educação para a biodiversidade em espaço não formal de ensino, sendo a pesquisa realizada no projeto "Trilhas da Biodiversidade". O objetivo desta pesquisa foi verificar a influência das concepções de biodiversidade dos monitores deste projeto na escrita dos alunos visitantes. Foram realizadas entrevistas com os monitores juntamente com a análise de redações feitas pelos alunos após a visita ao projeto. Nas entrevistas, pode-se notar na fala dos monitores a presença dos três níveis hierárquicos da biodiversidade (genético, de espécies e o ecossistêmico). Além disso, foi encontrada duas novas concepções a respeito deste conceito, em que estão relacionadas com as Ciências Humanas. No tocante à escrita dos alunos, verifica-se na grade de análise das redações que, das múltiplas abordagens constatadas nas falas dos monitores, somente aquela relacionada à diversidade de espécies foi encontrada. Ao evidenciar esta lacuna entre as concepções dos monitores e a escrita dos alunos a respeito do conceito de biodiversidade, este trabalho proporciona alguns pontos a serem refletidos no que tange à educação para a biodiversidade em espaços não formais de ensino.

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Publicado

2014-01-27

Edição

Seção

Artigos