A formação de professores para Educação do Campo: uma experiência na disciplina “Campos Numéricos”

Daniel Fernando Bovolenta Ovigli

Resumo


A formação de professores para educação do campo configura-se como política pública que vem tomando corpo na última década, especialmente após a Resolução CNE/CEB nº 1, de abril de 2002, que institui as diretrizes operacionais para educação básica do campo. Em 2006 surgem as primeiras experiências de oferta de licenciaturas em educação do campo com habilitações em Ciências da Natureza e Matemática, áreas que historicamente apresentam número insuficiente de professores para o atendimento à demanda no país. Essas licenciaturas apresentam uma proposta diferenciada, uma vez que formam professores por áreas do conhecimento, a exemplo das Ciências da Natureza e Matemática, assumindo um desenho curricular considerado inovador. A pedagogia da alternância, empregada em cursos dessa natureza, é também um diferencial, na medida em que parte significativa dos licenciandos já é atuante em escolas do campo. Considerando-se serem recentes, há reduzido número de produções acadêmico-científicas sobre tais habilitações nocontexto das Licenciaturas em Educação do Campo. Diante da conjuntura acima exposta, apresentamos uma experiência desenvolvida na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em uma disciplina intitulada “Campos Numéricos”, ofertada para o primeiro semestre do curso em questão. O artigo apresenta uma breve conjuntura da educação do campo no país, as licenciaturas nessa área, focalizando as habilitações em Ciências da Natureza e Matemática, e finaliza relatando a experiência desenvolvida.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v4i2.1466

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


   

International Standard Serial Number (International Centre)

Licença Creative Commons A revista eletrônica Cadernos CIMEAC (ISSN 2178-9770) está licenciada com uma licença Creative Commons.

Creative Commons License Electronic journal Cadernos CIMEAC (ISSN 2178-9770) is licensed under a Creative Commons License.

Google Scholar Citations