A imaginação sociológica e a produção de saberes em comunidades rurais da região de Catalão-GO

Autores

  • Maria Zenaide Alves Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Wender Faleiro Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v5i1.1474

Resumo

Este texto tem por objetivo desenvolver algumas reflexões a partir de uma atividade de formação, desenvolvida na disciplina "Sociologia e Educação do Campo" durante o tempo comunidade, com discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFG, Catalão (GO). O intento foi provocar nos discentes o exercício da imaginação sociológica buscando estimular a apropriação e reelaboração dos conhecimentos; suscitar reflexões sobre a importância da sociologia para o trabalho docente; estimular a pesquisa e a busca pelo conhecimento local para a construção de novas pedagogias voltadas à realidade do campo. As reflexões apresentadas advêm de diálogos entre alguns autores estudados na disciplina, docente, e sujeitos entrevistados, cujas vozes se apresentam mediadas pelos discentes que conduziram os trabalhos de campo. Conclui-se que os discentes refletiram e compreenderam a importância de se buscar o diálogo com as pessoas mais velhas, de conhecer o mundo que os cerca, também a partir do olhar dessas pessoas, e não apenas dos livros. Compreenderam os movimentos sociais do campo a lutarem por reforma agrária e por uma educação libertadora.

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Publicado

2015-11-08

Edição

Seção

Artigos