A imaginação sociológica e a produção de saberes em comunidades rurais da região de Catalão-GO

Maria Zenaide Alves, Wender Faleiro

Resumo


Este texto tem por objetivo desenvolver algumas reflexões a partir de uma atividade de formação, desenvolvida na disciplina "Sociologia e Educação do Campo" durante o tempo comunidade, com discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFG, Catalão (GO). O intento foi provocar nos discentes o exercício da imaginação sociológica buscando estimular a apropriação e reelaboração dos conhecimentos; suscitar reflexões sobre a importância da sociologia para o trabalho docente; estimular a pesquisa e a busca pelo conhecimento local para a construção de novas pedagogias voltadas à realidade do campo. As reflexões apresentadas advêm de diálogos entre alguns autores estudados na disciplina, docente, e sujeitos entrevistados, cujas vozes se apresentam mediadas pelos discentes que conduziram os trabalhos de campo. Conclui-se que os discentes refletiram e compreenderam a importância de se buscar o diálogo com as pessoas mais velhas, de conhecer o mundo que os cerca, também a partir do olhar dessas pessoas, e não apenas dos livros. Compreenderam os movimentos sociais do campo a lutarem por reforma agrária e por uma educação libertadora.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v5i1.1474

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


   

International Standard Serial Number (International Centre)

Licença Creative Commons A revista eletrônica Cadernos CIMEAC (ISSN 2178-9770) está licenciada com uma licença Creative Commons.

Creative Commons License Electronic journal Cadernos CIMEAC (ISSN 2178-9770) is licensed under a Creative Commons License.

Google Scholar Citations