As feiras de ciências da UFG/RC: construindo conhecimento

Autores

  • Simara Maria Tavares Nunes Doutora em Ciências pela USP. Docente da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Unidade Acadêmica Especial de Educação
  • Fernanda Welter Adams Universidade Federal de Goiás (UFG) - Unidade Acadêmica Especial de Educação
  • Scarlet Dandara Borges Alves Universidade Federal de Goiás (UFG) - Unidade Acadêmica Especial de Educação
  • Dayane Graciele dos Santos Universidade Federal de Goiás (UFG) - Unidade Acadêmica Especial de Educação

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v6i1.1502

Resumo

As Feiras de Ciências da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão (UFG/RC) são eventos de grande relevância, repercutindo de maneira significativa em todo o conjunto de escolas e colégios públicos e privados do município de Catalão e Região. O objetivo primordial deste evento é o de despertar e estimular o interesse de alunos de Ensino Médio, Profissional ou Tecnológico, Fundamental e Educação Infantil de escolas das redes pública e privada pelas Ciências (em geral, em todas as áreas do Conhecimento). Aliás, os grandes diferenciais desta Feira de Ciências são a abrangência de todos os níveis de escolaridade, oportunizando inclusive aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 a oportunidade de vivenciar a pesquisa e divulgar seus resultados ao público e a abrangência de área de conhecimento. Outros importantes objetivos são estreitar as relações Universidade-Escola, o que tem sido bem sucedido e permitir que as escolas mostrem na Feira de Ciências os seus projetos em andamento, de forma a valorizar os trabalhos que as escolas já realizam, divulgando-os durante o evento, de modo a dar visibilidade aos trabalhos cotidianos de professores e alunos dentro das escolas. Os estudantes são responsáveis pela execução e apresentação dos trabalhos durante o período de realização da Feira de Ciências. No dia da exposição dos trabalhos, cada um deles é avaliado por uma comissão composta por professores da Universidade, egressos dos programas de pós-graduação da Unidade e professores da Educação Básica com título de Mestre; a avaliação obedece a critérios previamente divulgados como criatividade e inovação; relevância do trabalho; aspecto interdisciplinar; clareza e objetividade na apresentação do trabalho, dentre outros. Tem-se trabalhado desde sempre com a interdisciplinaridade e com o propósito de se agregar todas as áreas do conhecimento. Dentre os resultados alcançados pelas atividades das Feiras de Ciências da UFG/RC, tem - se a participação efetiva da comunidade no evento; professores estimulados a desenvolver atividades de enriquecimento curricular; alunos motivados apresentando um número significativo de projetos para a Feira de Ciências; alunos com desenvoltura para a execução e apresentação de trabalhos científicos e/ou culturais.

Palavras-chave: Feiras de Ciências; Formação cidadã; Metodologia diferenciada de ensino.

 

ABSTRACT: The Science Fairs of Federal University of Goiás / Regional Catalão (UFG / RC) are highly relevant events impacting significantly on the entire set of public and private schools in Catalão and Region. The primary objective of this event is to arouse and stimulate the interest of high school, Technology, Fundamental Education and Early Childhood students of public and private schools for Science (all knowledge areas). By the way, the great advantages of this Science Fair is the scope of all levels of education, providing opportunities to Early Childhood and fundamental education students to experience research and disseminate their results to the public, beyond the scope of knowledge area. Other important objectives are to strengthen the University-School relations, which have been successful and allow schools to show in the Science Fair its ongoing projects in order to value the work that schools already perform, publicizing them during the event in order to give visibility to the daily work of teachers and students. Students are responsible for implementing and the presentation of the work in the Science Fair. In the exhibition day of the works, each one of them is evaluated by a committee composed for University teachers, Post-Graduation Egresses of the Unit and Basic Education teachers with master's degree; the evaluation is based on criteria previously published as creativity and innovation; relevance of the work; interdisciplinary aspect; clarity and objectivity in the presentation of the work, among others. It has been working always with interdisciplinary approach and with the purpose to aggregate all knowledge areas. Among the results achieved by the activities of the Science Fairs of UFG / RC, has the effective participation of the community in the event; Teachers encouraged to develop activities for curriculum enrichment; motivated students presenting a significant number of projects in the Science Fair; Students with ease for the execution and presentation of scientific and /or cultural work.

Keywords: Feira de Ciências; Citizenship; Differentiated methodology of teaching.

Biografia do Autor

Simara Maria Tavares Nunes, Doutora em Ciências pela USP. Docente da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Unidade Acadêmica Especial de Educação

Licenciada (1995) e Bacharel (2002) em Química, Mestre (1999) e Doutora em Ciências (2003) - Área de Concentração Química - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Adjunto III do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, na área de Ensino de Química e Química Geral, professora colaboradora do Mestrado em Química da mesma unidade. Foi Coordenadora Geral de Estágios da Regional Catalão (2012-2014) e Coordenadora de área do Pibid (2009 - 2014). Desenvolve projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão na Área de Ensino de Química, Formação de Professores e o papel da extensão nessa formação inicial e Educação Ambiental. Contato: simaramn@gmail.com; (64) 8122 9088. (Fonte: Currículo Lattes)

Fernanda Welter Adams, Universidade Federal de Goiás (UFG) - Unidade Acadêmica Especial de Educação

Licenciada em Química na Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão em 26 de agosto de 2014. Desenvolveu pesquisa na área de Ensino de Química, com ênfase em Jogos Didáticos. Especialização em Metodologias do Ensino da Química pela AVM Faculdade Integrada.

Scarlet Dandara Borges Alves, Universidade Federal de Goiás (UFG) - Unidade Acadêmica Especial de Educação

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é professora da rede estadual - Colégio Estadual Dom Emanuel. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: pibid, formação inicial docente, experiência, formação diferenciada e formação de professores.

Dayane Graciele dos Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG) - Unidade Acadêmica Especial de Educação

Bacharel (2005) em Ciência da Computação, licenciada (2010) e mestre (2013) em Química pela Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão. Atua como professora de Química da rede estadual de ensino.

Downloads

Publicado

2016-07-27

Edição

Seção

Artigos