A vivência em arte contemporânea na Educação de Jovens e Adultos

Aline Martinez Delalibera

Resumo


O presente estudo discute os momentos de vivências práticas como complementação à inclusão de conteúdos da arte contemporânea nas aulas de Arte da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Franca-SP. Este estudo articula os Parâmetros Curriculares Nacionais da disciplina de Arte a referenciais teóricos no campo do ensino, de modo a enfatizar o papel da arte contemporânea como provocadora de participação, reflexão e experimentação junto ao espectador. Partindo desta perspectiva teórica, através de um relato de experiência da vivência prática com os alunos do Ensino Fundamental e Médio da Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Prof.ª Nair Martins Rocha, o artigo analisa a visita à exposição "30 x Bienal – Transformações na arte brasileira da 1ª à 30ª edição", em dezembro de 2013. A escolha da exposição ocorreu em razão das obras de artistas brasileiros contemporâneos abordados nas aulas de arte que participaram do evento, possibilitando aos alunos a experimentação, a reflexão e a participação nas obras.

Palavras-chave: Arte educação; EJA; Exposições; Arte Contemporânea.

 

ABSTRACT: This study deals with the discussion of the moments of practical experience, as a complement to the inclusion content of contemporary art in the art classes of the Youth and Adult Education in the city of Franca-SP (Brazil). National Curriculum Standards for Elementary Education and Art discipline of the East show the importance to address in class the different artistic languages, producers and past art and gift products. Contemporary art produces artistic events that cause the viewer participation, experimentation and reflection. From this theoretical perspective, through an experience report of practical experience with the students of Elementary and Secondary Education of the Youth and Adult Education in the school hall Prof. Nair Martins Rocha, the article will discuss the visit to the exhibition "30 x Biennial: transformations in Brazilian art from 1st to 30th edition", in December 2013. The choice by exposure occurred due to the work of contemporary Brazilian artists covered in art classes that participated in the exhibition, enabling students to experimentation, reflection and participation in construction.

Keywords: Art education; Adult education (EJA); Exhibitions; Contemporary Art.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v5i2.1507

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


   

International Standard Serial Number (International Centre)

Licença Creative Commons A revista eletrônica Cadernos CIMEAC (ISSN 2178-9770) está licenciada com uma licença Creative Commons.

Creative Commons License Electronic journal Cadernos CIMEAC (ISSN 2178-9770) is licensed under a Creative Commons License.

Google Scholar Citations