A dinâmica do município de Progressópolis: relato de experiência sobre uma aula do Projeto Progressão de Brodowski-SP / The dynamics of Progressopoli’ municipality...

Davi Eiji Furutani de Oliveira, Lidiane Paziani Lança

Resumo


Este trabalho relata a experiência de uma aula no Curso Progressão de Brodowski, que de forma interdisciplinar traz diversos conflitos de uma realidade simulada de um município fictício “Progressópolis” como zona de desenvolvimento proximal, em que os estudantes precisam usar os conceitos para a resolução dos problemas propostos, desenvolvendo para isso habilidades argumentativas e interpessoais, em coerência com a proposta do Curso Progressão de Educação Popular para formação de um cidadão crítico e reflexivo sobre sua própria condição.

Palavras-chave: Relato de experiência; Zona de desenvolvimento proximal; Interdisciplinaridade; Formação crítica e reflexiva.

 

ABSTRACT: This paper reports the experience of a class in Brodowski's Curso Progressão, which in an interdisciplinary way brings several conflicts of a simulated reality of a fictional municipality "Progressopolis" as a zone of proximal development, in which students need to use concepts for the resolution of proposed problems, developing for this purpose argumentative and interpersonal skills, in coherence with the proposal of the Curso Progressão of Popular Education for the formation of a critical and reflexive citizen about its own condition.

Keywords: Experience report; Zone of proximal development; Interdisciplinarity; Critical and reflective training.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v6i2.1892

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


   

International Standard Serial Number (International Centre)

Licença Creative Commons A revista eletrônica Cadernos CIMEAC (ISSN 2178-9770) está licenciada com uma licença Creative Commons.

Creative Commons License Electronic journal Cadernos CIMEAC (ISSN 2178-9770) is licensed under a Creative Commons License.

Google Scholar Citations