Performando um espaço de reflexão sobre sistemas de conhecimento a partir de um debate: experiência em uma turma de licenciatura em educação do campo / Elaborating a space for reflection...

Autores

  • Ana Paula da Silva Freitas
  • Francisco Ângelo Coutinho "Universidade Federal de Minas Gerais"

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v8i1.2832

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar como se deu a performance de um espaço de reflexão sobre sistemas de conhecimento ocorrida no âmbito de um debate realizado por uma turma de licenciandos em Educação do Campo, na área de Ciências da Vida e da Natureza. O referencial teórico adotado é o da Teoria Ator-Rede, segundo a qual o espaço deve ser analisado a partir de relações sociomateriais e de emergências em redes. O debate ocorreu em uma aula da disciplina Modelos de Astronomia, ministrada em janeiro de 2016 e teve como temática principal a abordagem de saberes tradicionais na área da astronomia nas escolas de Educação Básica. No momento de elaboração dos argumentos, emergiram nos dois grupos de licenciandos tanto concepções de senso comum da ciência (como a ideia de que conhecimento científico é conhecimento provado, a ciência é objetiva, as teorias científicas são derivadas de maneira rigorosa por meio de observações e experimentos, etc.), como também saberes tradicionais difundidos em suas comunidades (como a influência da lua na determinação do sexo de bebês). O momento de preparação dos licenciandos, o debate propriamente dito e as considerações feitas pelo professor da universidade após essa prática educativa mobilizaram diversos actantes humanos e não humanos que, por meio de suas relações, contribuíram para a performance de um espaço de reflexão principalmente sobre a importância do diálogo entre saberes que deve emergir em uma sala de aula, sobretudo em escolas do campo.

Palavras-chave: Debate; Ensino de ciências; Conhecimentos tradicionais; Teoria Ator-Rede.

 

ABSTRACT: This paper aims at presenting the conception of a reflexive space on knowledge systems which took place in the context of a debate conducted by a group of undergraduate students in Rural Education in the area of Nature and Life Sciences. The Actor-Network Theory (ANT) adopted as the theoretical reference states that space must be analyzed based on sociomaterial relations and on network emergencies. The debate took place in an Astronomy Models class in January of 2016 and had as main theme the approach of traditional knowledge in the area of astronomy in primary schools. At the time of elaborating the arguments, came up in both groups conceptions of scientific common sense (such as the idea that scientific knowledge is proven knowledge, science is objective, scientific theories are derived in a rigorous way from observations and experiments, etc.), as well as of diffuse traditional knowledge in their communities (such as the influence of the moon on determining the sex of babies). The students’ preparation, the debate itself and the considerations made by the professor after this educational practice engaged several human and nonhuman actants who, through their relations, contributed to the elaboration of a space of reflection, mainly, on the importance of the dialogue between knowledge that must emerge in a classroom, especially in rural schools.

Keywords: Debate; Science Teaching; Traditional Subjects; Actor-Network Theory.

Biografia do Autor

Ana Paula da Silva Freitas

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e mestre em Educação pela mesma instituição (2017).

Francisco Ângelo Coutinho, "Universidade Federal de Minas Gerais"

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais; Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. 

Downloads

Publicado

2018-07-31