A influência histórica dos movimentos sociais em favor das políticas públicas de educação do campo / The historical influence of social movements in favor of public...

Ramofly Bicalho, Sebastiana Ferreira Bezerra

Resumo


O presente artigo é fruto das pesquisas realizadas em educação do campo na sua estreita articulação com os movimentos sociais. Ele é parte da dissertação de mestrado no PPGEA – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, na UFRRJ – da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, cujo objetivo principal foi investigar as políticas públicas de educação do campo, na interface com as lutas históricas dos camponeses por terra, educação popular e formação dos educadores, enquanto seres históricos e culturais. Utilizamos, predominantemente, a pesquisa bibliográfica e documental. Ela permitiu explorar a diversidade de materiais bibliográficos vinculados aos movimentos sociais camponeses, além de legislações, decretos e portarias que tratam das políticas públicas de educação do campo no Brasil, formação docente, projetos político-pedagógicos emancipadores, agricultura familiar, orgânica e agroecológica. Concluímos que as políticas públicas em educação do campo, como práxis libertadora, são utilizadas no processo de compreensão das lutas e demandas educacionais defendidas pelos movimentos sociais do campo, num estreito diálogo com os gestos, desejos, valores e luta pela terra.

Palavras-chave: Políticas Públicas; Educação do Campo; Movimentos Sociais.

 

ABSTRACT: This article is the result of the research carried out in peasant education in its close articulation with social movements. He is part of the master's dissertation at the PPGEA – Graduate Program in Agricultural Education, UFRRJ – Federal Rural University of Rio de Janeiro, whose main objective was to investigate the public policies of peasant education, in the interface with the historical struggles of peasants by land, popular education and training of educators, as historical and cultural beings. We use predominantly bibliographical and documentary research. It allowed exploring the diversity of bibliographic materials linked to peasant social movements, as well as legislations, decrees and ordinances dealing with public policies of peasant education in Brazil, teacher training, emancipatory political-pedagogical projects, family, organic and agroecological agriculture. We conclude that public policies on peasant education, as a liberating praxis, are used in the process of understanding the struggles and educational demands defended by peasant social movements, in a close dialogue with gestures, desires, values and struggle for land.

Keywords: Public Policies; Peasant education; Social movements.


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DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v8i1.2834

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