Movimentos sociais, educação do campo e o PRONERA: espaço de materialidade da educação popular / Social movements, countryside education and the PRONERA...

Autores

  • Acácia Barros Fernandes Dutra UFRN
  • Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco UFRN

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v8i1.2878

Resumo

O artigo ora exposto é fruto de uma pesquisa de mestrado concluída em 2018 e que teve como objetivo refletir acerca da educação do campo e suas interfaces; privilegiou-se observar a relação existente entre o debate de uma educação que respeita a particularidade dos povos do campo e as práticas educativas executadas historicamente pelos movimentos sociais populares do campo, práticas essas, que ao nosso ver nascem na década de 1960 atrelada a perspectiva da educação popular, vindo ao decorrer dos anos reverberar em ações e políticas públicas a exemplo do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária/ Pronera, que ganhou nas últimas décadas status de política pública, completando vinte anos de existência em 2018. Neste entendimento, perceber a relação da educação do campo e da educação popular, da construção do Pronera enquanto projeto coletivo historicamente calcado no seio dos movimentos sociais, bem como o que diferenciam as práticas educativas na perspectiva do Pronera daquelas tradicionais é de suma importância em tempos de exceção.

Palavras-chaves: Educação do campo; Educação Popular; Movimentos Sociais; Pronera.

 

ABSTRACT: The article presented here is the result of a master 's study completed in 2018 and aimed to reflect on the countryside education and its interfaces; it was necessary to observe the relation between the debate of an education that respects the particularity of the rural people and the educational practices historically carried out by the popular social movements of the countryside, which we believe were born in the 1960s, linked to the perspective of popular education, over the years reverberate in actions and public policies such as the National Program for Education in Agrarian Reform, which has gained public policy status in the last decades, completing twenty years of existence in 2018. In this understanding, perceive the relationship of education of the countryside and popular education, the construction of the Pronera as a collective project historically based on social movements, as well as what differentiates educational practices from the Pronera perspective of those traditions is of paramount importance in times of exception.

Keywords: Countryside education; Popular education; Social movements; Pronera.

Biografia do Autor

Acácia Barros Fernandes Dutra, UFRN

Assistente Social e mestre em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atua na área da educação do campo, Paulo Freire e políticas públicas educacionais. Integrante do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Práticas educativas em Movimento) vinculado ao Programa de Pós Graduação da UFRN.

Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco, UFRN

Professora titular da Pós Graduação em Educação da UFRN. Trabalha na área de educação do campo, currículo e ensino de ciências com enfase em Paulo Freire.

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Publicado

2018-07-31