Ilustração científica: ensinando, aprendendo e desenhando botânica em uma Escola Família Agrícola

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DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v10i2.3669

Resumo

O desenho se apresenta como uma das mais antigas formas que o ser humano desenvolveu para expressar sensações e contar histórias do cotidiano. As imagens possuem um importante papel na construção das ideias, por se tratar de uma forma de linguagem que lida com os sentidos tanto do autor como do observador, permitindo inúmeras relações e diferentes possibilidades de compreensão. Da mesma forma, a ilustração científica auxilia a comunicação de estudos e descobertas científicas graças à possibilidade em evidenciar características especificas e construir modelos explicativos para diversos conceitos e fenômenos biológicos. O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que envolve uma oficina de ilustração cientifica desenvolvida com alunos do 8ª ano de uma Escola Família Agrícola inserida no semiárido baiano. Investigamos como a produção de desenhos contribuiu para o desenvolvimento de habilidades e conteúdos científicos e artísticos. No decorrer de seis encontros foi realizado um diagnóstico dos saberes dos alunos sobre as plantas presentes no espaço escolar e desenvolvida uma oficina de ilustração científica. Nesta oficina, os estudantes se lançaram a uma aventura através da arte da ilustração, suas técnicas e suas nuanças. Com a pesquisa os alunos puderam desenvolver um olhar diferenciado sobre o universo das plantas, passando a vê-las também como um objeto de estudo científico. Nesse sentido, a prática do desenho se mostrou uma ferramenta para o ensino de ciências, possibilitando uma aprendizagem significativa de temas relativos ao ensino de Botânica.

Palavras-chave: Escola Família Agrícola; Ilustração científica; Ensino de Botânica.

 

ABSTRACT: Drawing is presented as one of the oldest ways that human beings developed to express feelings and telling everyday stories. Images play an important role in the construction of ideas, because it is a form of language that deals with the senses of the author and the observer, allowing numerous relationships and different possibilities of understanding what is around us. Similarly, scientific illustration allows the communication of scientific studies and discoveries through the possibility of highlighting specific characteristics and constructing explanatory models for various biological concepts and phenomena. This paper presents the results of a research that involved a workshop of scientific illustration developed with students of the 8th grade of an Family Farm School inserted in the semiarid of Bahia, Brazil. We investigated how drawing production contributed to the development of scietific and artistic skills. A diagnosis test was realized to comprehend the students’ knowledge on plants in school. A workshop was also held as an opportunity to engage students in the world of illustration techniques. During six weeks, the students developed a different view at the universe of plants, providing opportunities to see them also as an object of scientific study. Thus, the practice of drawing proved to be a tool for science teaching, enabling a meaningful learning of topics related to the teaching of botany.

Keywords: Family Farm School; Scientific illustration; Teaching of Botany.

Biografia do Autor

Lucas Carneiro dos Santos

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana

Alessandra Alexandre Freixo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Profa. Titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana

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Publicado

2020-11-09

Edição

Seção

Artigos