Uma análise a partir da epistemologia de Larry Laudan dos modelos atômicos

Autores

  • Denise Rosa Medeiros Unipampa
  • Édila Rosane Álves da Silva UFSM
  • Mara Elisângela Jappe Goi Unipampa
  • Raquel Pereira Neves Gonçalves Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v10i2.3773

Resumo

A natureza das Ciências pode ser entendida por diferentes concepções epistemológicas. O termo epistemologia se refere ao estudo dos postulados, conclusões e métodos dos diferentes ramos do saber científico e, portanto, estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validades do conhecimento. Neste artigo discute-se o conceito de átomo na perspectiva epistemológica de Larry Laudan, filósofo do século XX, com o objetivo de promover reflexões acerca da teoria atômica. Inicialmente apresenta-se um cenário sobre a história e importância da epistemologia. Em seguida destaca-se as ideias centrais da epistemologia de Laudan a qual destaca que a ciência é em essência uma atividade de Resolução de Problemas e traz a taxonomia quanto aos tipos de problemas, classificando-os em empíricos e conceituais. Por fim, considera-se que os resultados relativos à pesquisa da evolução dos modelos atômicos permitem reflexões importantes sobre o contexto histórico e suas implicações para o Ensino de Ciências.

Palavras-chave: Ensino de ciências; Modelos atômicos; Epistemologia de Laudan.

 

ABSTRACT: The nature of science can be understood by different epistemological conceptions. The term epistemology refers to the study of the postulates, conclusions and methods of the different branches of scientific knowledge and, therefore, studies the origin, structure, methods and validities of knowledge. This article discusses the concept of atom in the epistemological perspective of Larry Laudan, philosopher of the twentieth century, with the aim of promoting reflections on atomic theory. Initially we present a scenario about the history and importance of epistemology. Next, we highlight the central ideas of Laudan's epistemology, which emphasizes that science is essentially a Problem Solving activity and brings taxonomy to the types of problems, classifying them as empirical and conceptual. Finally, it is considered that the results concerning the research of the evolution of the atomic models allow important reflections on the historical context and its implications for Science Teaching.

Keywords: Science teaching; Atomic models; Laudan’s epistemology.

Biografia do Autor

Denise Rosa Medeiros, Unipampa

Sobre os Autores

Denise Rosa Medeiros é Mestre em Ensino de Ciências- Unipampa, Especialista em Educação com ênfase em Gestão Educacional- UFSM, Possui graduação em Ciências Biológicas pela Urcamp e em Licenciatura em Ciências pela UFSM. Possui experiência na docência na área de Ciências da Natureza, bem como e Preceptora do Residência pedagógica do subprojeto Química.

 

Édila Rosane Álves da Silva, UFSM

Sobre os Autores

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências pela Universidade de Santa Maria (UFSM), possui Licenciatura em Ciências Exatas, com ênfase em Química, pela Unipampa.

 

Mara Elisângela Jappe Goi, Unipampa

Mara Elisângela Jappe Goi é Professora da Unipampa-Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul ?Unijuí. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, no curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, resolução de problemas e processo de ensino de aprendizagem em Ciências da Natureza.

Raquel Pereira Neves Gonçalves, Unipampa

Raquel Pereira Neves Gonçalves é professora das escolas Estadual de Educação Básica Eduardo Lopes da Rosa e Escola de Ensino Fundamental Professora Maria Pereira Teixeira no município de Vila Nova do Sul, Mestranda do Mestrado profissional em Ensino de Ciências – Unipampa. Especialista em Metodologia de Ensino de Biologia e Química – FACINTER, possui Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT. Integrante dos Projetos de Pesquisa: Fundamentos para o emprego da metodologia de Resolução de Problemas na Educação Básica; Atividade Experimental Problematizada (AEP): estrutura teórico-metodológica como estratégia pedagógica qualificadora ao ensino experimental de ciências e do Projeto de Extensão: Resolução de Problemas no Ensino de Ciências – UNIPAMPA. Possui experiências na docência na área de ciências, física e química.

Downloads

Publicado

2020-11-09

Edição

Seção

Artigos