Instrumento de autoavaliação para estudantes de cursinhos populares: a evasão como problemática

Autores

  • Luciana Maria Lunardi Campos Unesp
  • Natália Harue da Cruz Unesp

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v10i2.3851

Resumo

O presente estudo teve por objetivo elaborar um instrumento de autoavaliação e analisar a viabilidade de sua utilização junto a estudantes de um cursinho pré-universitário, vinculado a uma universidade pública do estado de São Paulo. Esta proposta avaliativa visa possibilitar aos estudantes a realização de um exercício de autocrítica e de reflexão sobre o desempenho e as dificuldades no decorrer do curso e justifica-se pelos altos índices da evasão em cursinhos populares. O instrumento foi elaborado com três eixos: identificação, desempenho geral e dificuldades, para ser utilizado mensal e individualmente pelos/as estudantes. A cada autoavaliação, o/a estudante recebeu uma nova ficha para preenchimento dos mesmos aspectos e os dados das autoavaliações anteriores para analisá-los e compará-los com as novas respostas. Participaram do estudo duas turmas de extensivo, num total de 21 estudantes. Os resultados foram organizados em: instrumentos elaborados e aplicação do instrumento e indicam que o instrumento proporcionou uma nova experiência aos estudantes e que dificuldades, desmotivação e evasão estão relacionados à dimensão subjetiva, que só pode ser compreendida em articulação com à objetiva.

Palavrs-chave: Cursinho pré-universitário; Autoavaliação; Evasão Escolar.

 

ABSTRACT: The present study aimed to develop a self-assessment tool and analyze the feasibility of its use among pre-university students course from a public university from the state of São Paulo. This proposes evaluation method aims to lead the students to perform an exercise of self-criticism, reflecting on the performance and difficulties that are found during the course period and justified by the high evasion rates in popular courses. The instrument was elaborated with three axes: identification, general performance, and difficulties, to be used monthly and individually by the students. At each self-assessment, the student received a new form to fill in the same aspects and data from the previous self-assessments to analyze and compare them with the new answers. A total of 21 students participated in the study. The results were organized in how the self-assessment was elaborated and its application and indicate that instrument provided a new experience for students and that difficulties, desmotivation and evasion are related to the subjective dimension, which can only be understood in articulation with the objective.

Keywords: Pre-university Coursework; Self- Evaluation; School Dropout.

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Publicado

2020-11-09

Edição

Seção

Artigos