Em terreno movediço: entre a cultura e a instituição da educação popular / Into quicksands: between the culture and the institution of popular education

Autores

  • Diógenes Valdanha Neto Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v10i1.4024

Resumo

A Educação Popular se expressa em diversas práticas dos movimentos populares. Circundar alguns de seus aspectos teóricos mais centrais pode contribuir para maior assertividade e fecundidade das ações educacionais. Frente a isso, este ensaio teórico tem o objetivo de argumentar sobre a centralidade do conceito antropológico de cultura para a existência da Educação Popular na condição de práxis educacional, e discutir limites e possibilidades de sua institucionalização. Parte-se da discussão conceitual mais aprofundada do conceito antropológico de cultura, sobretudo a partir do diálogo de Paulo Freire com outros autores. Em seguida, são discutidas algumas possibilidades e limitações decorrentes dessa centralidade – o Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas (2014) é discutido como parâmetro para a questão. O artigo é finalizado em meio ao reconhecimento da perene situação de movimento da Educação Popular como paradigma educacional e maior expressão de sua potência criadora.


Palavras-chave: Educação Popular. Paulo Freire. Políticas Públicas. Cultura. Educação do Campo.

 

ABSTRACT: Popular education is expressed in various practices of popular movements. Framing some of its most central theoretical aspects can contribute to greater assertiveness and fruitfulness of educational actions. Therefore, this article aims to argue about the centrality of the anthropological concept of culture for the existence of Popular Education as an educational praxis, and to discuss limits and possibilities of its institutionalization. It starts from a deeper conceptual discussion of the anthropological concept of culture, especially from Paulo Freire's dialogue with other authors. Then, some possibilities and limitations arising from this centrality are discussed – the Popular Education Framework for Public Policies (2014) is discussed as a parameter for the issue. The article ends with the recognition of the enduring situation of movement in the educational paradigm of Popular Education as its greater expression of creative power.


Keywords: Popular education. Paulo Freire. Public policy. Culture. Rural Education.

Biografia do Autor

Diógenes Valdanha Neto, Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Biólogo (FFCLRP/USP). Mestre em Educação Escolar (FCLAR/UNESP). Doutor em Educação (FE/USP). Professor do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

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Publicado

2020-07-16