A PERCEPÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM SOBRE A LOUCURA

Autores

  • Marcia Cristina Barbosa Enfermeira. Centro Universitário Campos de Andrade - UNIANDRADE. Curitiba -Paraná.
  • Claudia Ribeiro de Vasconcelos Enfermeira e Psicóloga. Docente do Curso de Enfermagem pelo Centro Universitário Campos de Andrade - UNIANDRADE. Curitiba - Paraná.
  • Gleidson Brandão Oselame Mestre em Engenharia Biomédica. Docente do Curso de Enfermagem pelo Centro Universitário Campos de Andrade - UNIANDRADE. Curitiba - Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v5i2.1516

Resumo

Objetivo: Compreender como o acadêmico de enfermagem percebe os transtornos mentais (TM), de que forma se deu esta constituição e se a graduação repercute neste processo. Métodos: Pesquisa de campo com abordagem qualiquantitativa, descritiva e transversal com 20 alunos de graduação em Enfermagem, sendo 10 que não cursaram a disciplina saúde mental (amostra A) e 10 que cursaram (amostra B. Resultados: Sobre imagens e sentimentos, a amostra A percebe o portador de TM como uma pessoa diferente, que desperta medo, dó e compaixão o que denotam vivências do senso comum em oposição ao conhecimento científico. A amostra B evidenciou a importância dos cuidados terapêuticos condizentes à prática do enfermeiro em saúde mental. As duas amostras associaram a construção da percepção sobre a loucura através da educação e observação. Conclusão: O aprendizado em saúde mental capacita o acadêmico para prestar um cuidado humanizado, científico e técnico condizentes ao papel do enfermeiro.

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Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

Artigos Originais