CONHECIMENTOS E POSICIONAMENTOS DE ADOLESCENTES SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS ANTES E APÓS UMA AÇÃO EDUCATIVA

Autores

  • Maicon de Araujo Nogueira Universidade do Estado do Pará - UEPA Faculdade Metropolitana da Amazônia - FAMAZ
  • Danielle Oliveira Maciel Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Jéssica Adriana Barbosa Dias Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Thayná Desireé Rodrigues Martins Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Márcio Almeida Lins Faculdade Metropolitana da Amazônia - FAMAZ.
  • Karla Christina Bernardes Universidade do Estado do Pará - UEPA.
  • Marcos Renan Miranda Neres Universidade do Estado do Pará - UEPA.
  • Antonia Margareth Moita Sá Universidade do Estado do Pará - UEPA

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v5i2.1560

Resumo

Objetivo: analisar o conhecimento dos adolescentes sobre doação e transplante de órgãos antes e após uma ação educativa. Método: pesquisa descritiva, exploratória com abordagem quanti-qualitativa, alicerçada na Pesquisa-Ação. Participaram do estudo 45 adolescentes do ensino médio de uma escola privada de Belém-Pa. Foi aplicado um questionário antes e após uma intervenção educativa, com posterior análise comparativa das respostas. Resultados: a idade variou de 13 a 17 anos, a maioria 26 (57,8%) do gênero feminino, católicos 33 (73,3%). Houve aumento significativo das respostas adequadas, confirmando que a educação em saúde promove o conhecimento e esclarecimento, despertando o interesse pelo assunto e discussão no meio social. Conclusão: a educação em saúde é uma grande aliada na promoção de doação de órgãos e tecidos. Após a ação, houve o aumento nível de conhecimento, diminuição nas dúvidas existentes e mudanças no posicionamento, optando a maioria em ser doador e consentir a doação.

Descritores: Obtenção de tecidos e órgãos; Educação em saúde; Adolescentes.

Biografia do Autor

Maicon de Araujo Nogueira, Universidade do Estado do Pará - UEPA Faculdade Metropolitana da Amazônia - FAMAZ

Enfermeiro (Instituto Euro Americano de Educação, Ciência e Tecnologia/ Faculdade Metropolitana da Amazônia FAMAZ) e especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência (Instituto Euro Americano de Educação, Ciência e Tecnologia/ FAMAZ). Aluno regular do Programa de Pós graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional Ensino e Saúde na Amazônia (ESA), Universidade do Estado do Pará (UEPA). Nasceu em Belém Pará, residindo em Belém até o presente momento. Atuou como Enfermeiro Membro consultor da CCIH no Hospital Nossa Senhora de Nazaré (HNSN), Belém-Pa de 2012/2013. Coordenador da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT II), Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), Ananindeua-Pa de 2013/2014. Docente no programa de pós graduação Latu Sensu Especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência FAMAZ, Belém de 2013/2015. Professor substituto na Universidade do Estado do Pará (UEPA), lotado no Departamento de Enfermagem Hospitalar de 2013/2016. Atualmente é docente na Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ). Ministra disciplinas nas áreas: Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva, Enfermagem em Pediatria e Enfermagem nas Clínicas. Instrutor dos cursos: Atendimento Pré-hospitalar (APH), Suporte Cardiológico de Emergência, Suporte Básico de Vida (SBV) e Suporte de Vida no Trauma Intra-hospitalar para Enfermeiros. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermagem pediátrica, coordenação de serviços de transplantes e comissão de controle de infecção hospitalar (CCIH). Estuda e orienta pesquisas com ênfase em gestão em ensino em saúde nas área de Urgência e Emergência, Terapia Intensiva e Doação e Transplante de Órgãos. Linha de pesquisa: Gestão e planejamento em ensino na saúde na Amazônia.

Danielle Oliveira Maciel, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Enfermeira graduada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) 2015. Pós-graduanda no Curso de Especialização Enfermagem em Urgência e Emergência com Ênfase em Trauma pela Universidade Federal do Pará (UFPA), 2015. Residente em Atenção ao Paciente Crítico no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), 2016. Nasceu e reside em Belém do Pará. Atuou como Membro Efetivo da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência do Pará (LAUEP) 2014-2015, Monitora da disciplina Enfermagem em Urgência e Emergência no período de março de 2014 a junho de 2015 pela Escola de Enfermagem Magalhães Barata, Campus IV-UEPA.

Jéssica Adriana Barbosa Dias, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Enfermeira graduada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), 2015. 

Thayná Desireé Rodrigues Martins, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Acadêmica de Enfermagem, Universidade do Estado do Pará UEPA. Membro do do grupo de pesquisa: Práticas Educativas em Cuidado e Saúde na Amazonia (Pesca): http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalheest.jsp?est=6002802400292562

Márcio Almeida Lins, Faculdade Metropolitana da Amazônia - FAMAZ.

Acadêmico de Enfermagem, Faculdade Metropolitana da Amazônia - FAMAZ.

Karla Christina Bernardes, Universidade do Estado do Pará - UEPA.

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Pará(UEPA), em 2013. Exerceu função de estagiária na CCIH(Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) do HMUE(Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência) no ano de 2012. Foi monitora da disciplina Enfermagem em Urgência e Emergência na Universidade do Estado do Pará, em 2013. Membro do Grupo de pesquisa PESCA(Práticas Educativas em Saúde e Cuidado na Amazônia).

Marcos Renan Miranda Neres, Universidade do Estado do Pará - UEPA.

Graduado em enfermagem pela Universidade Estadual do Pará (2015). Atualmente atuando como docente em curso de capacitação de técnicos de enfermagem pela empresa Green Life, ministrando aulas alusivos a temática Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ozonioterapia, neurociência, neurofisiologia, UTI neonatal. 

Antonia Margareth Moita Sá, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará (1984), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Professora adjunto IV da Universidade do Estado do Pará (desde 1991), e enfermeira assistente - Secretaria de Estado de Saúde Pública (desde 1986). É membro Permanente do corpo docente do Mestrado Associado em Enfermagem UEPA/UFAM, na linha de pesquisa Enfermagem em Saúde Pública e Epidemiologia de doenças na Amazônia e membro Permanente do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde na Amazônia/UEPA, na linha de pesquisa Gestão e Planejamento do Ensino em Saúde na Amazônia. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Saúde Coletiva e controle de Endemias na Amazônia. Foi Diretora de Desenvolvimento a pós graduação e Pró Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Pará.

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Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

Artigos Originais