A EQUIPE DE ENFERMAGEM FRENTE AO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

Autores

  • Carline Tamara Giehl Centro Universitário Univates
  • Arlete Eli Kunz da Costa Centro Universitário Univates
  • Luis Felipe Pissaia Centro Universitário Univates
  • Claudete Moreschi Centro Universitário Univates

Resumo

Introdução: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) organiza, norteia e desenvolve o cuidado de enfermagem, tendo como base o conhecimento científico. Objetivo: Este estudo possui o objetivo de compreender a percepção da equipe de enfermagem frente ao processo de implantação da SAE em um setor de clínica médica. Metodologia: A pesquisa é de caráter descritivo e exploratório com abordagem qualitativa, realizada com a equipe de enfermagem de uma Unidade Clínica de um hospital de médio porte do interior do Rio Grande do Sul. Resultados: Evidenciou-se que a equipe de enfermagem possui conhecimento sobre a SAE e esta empenhada em implantar o Processo de Enfermagem (PE) em sua rotina de cuidados. No entanto torna-se visível a necessidade de capacitação dos profissionais sobre a aplicação da SAE. Conclusão: Verificou-se que a sobrecarga de trabalho, o número elevado de pacientes e a falta de profissionais são fatores que prejudicam sua efetivação.

Biografia do Autor

Carline Tamara Giehl, Centro Universitário Univates

Enfermeira pelo Centro Universitário UNIVATES.

Arlete Eli Kunz da Costa, Centro Universitário Univates

Enfermeira, Doutora em Ambiente e Desenvolvimento e Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário UNIVATES.

Luis Felipe Pissaia, Centro Universitário Univates

Enfermeiro. Mestrando em Ensino pelo Centro Universitário UNIVATES

Claudete Moreschi, Centro Universitário Univates

Enfermeira, Doutora em Ambiente e Desenvolvimento.

Referências

Marinelli NP, Silva RAA, Silva DNO. "Sistematização da Assistência de Enfermagem: desafios para a implantação." Revista Enfermagem Contemporânea, 4(2): 2016.

Rufino AS, Rocha B, Castro JPR, Silva MB. Classificação de pacientes de acordo com o grau de dependência: um desafio para o enfermeiro. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, 4(2): 2015.

Tannure MC, Gonçalves AMP. SAE – Sistematização da Assistência de Enfermagem: guia prático. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2ª Ed, 2013.

Almeida ER, Moutinho CB, Carvalho SAS, Araújo MRN. "Relato sobre a construção de um protocolo de enfermagem em puericultura na atenção primária." Journal of Nursing UFPE/Revista de Enfermagem UFPE, 10(2): 2016.

Resende JO, Silva FMR, Assunção RS, Quadros KAN. "Assistência do enfermeiro ao idoso na estratégia de saúde da família." Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, 5(3): 2016.

Cofen. Resolução COFEN nº 358/2009. [acesso 13/mar/2016]; Disponível em: Disponível em: <http://site.portalcofen.gov.br/node/4384>.

Brasil, Lei n° 7498, 25 de junho de 1986. [online]; Dispõem sobre a regulamentação do exercício de enfermagem. [acesso 13/mar/2016]; Disponível em: <http://www.portalcorenrs.gov.br/index.php?categoria=profissional&pagina=leis>.

Neves RS, Araújo PHM, Lacerda TCL. "Diagnósticos de enfermagem prevalentes no bloco materno-infantil de um hospital público de Brasília." Enfermagem em Foco, 5(3): 2016.

Oliveira RS, Almeida EC, Azevedo NM, Almeida MAP, Oliveira JGC. "Reflexões sobre as bases científicas e fundamentação legal para aplicação da Sistematização do Cuidado de Enfermagem." Revista Uniabeu, 8(20): 350-362, 2016.

Bardin L. Análise de conteúdo. 70. ed. Lisboa/Portugal, LDA, 2011.

Nascimento ABD. Registros da equipe de enfermagem como subsídio à gestão hospitalar. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, 3(1): 2014.

Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

Artigos Originais