A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Edficher Margotti Docente do Semi Internato em Pediatria da Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA, Brasil.
  • Pedro Paulo Silva da Costa Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA, Brasil.
  • Allyson Maycon Chaves Corrêa Escola de Enfermagem "Magalhães Barata" - Campus IV/ Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)/ Universidade Estadual do Pará (UEPA). Belém, PA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v7i1.2281

Resumo

Objetivo: realizar ações de educação e conscientização aos pais, responsáveis ou cuidadores sobre acidentes domésticos envolvendo crianças. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, com o objetivo de descrever as ações desenvolvidas pelos acadêmicos e profissionais de saúde do projeto de extensão apoiado pela Universidade Federal do Pará, através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). Intitulado "Acidentes domésticos na infância não é brincadeira", adaptando sugestões que podem ser usadas por profissionais de saúde, principalmente a enfermagem, para orientar mães e / ou pais e toda a comunidade na prevenção de acidentes na infância - De forma lúdica Principalmente com o teatro de fantoches. Resultados: No início da atividade nos hospitais, as crianças eram tímidas. Depois, o interesse foi de todos, demonstrado por meio de gestos, a satisfação foi evidente. Quanto à percepção sobre o uso de atividades recreativas para a promoção da saúde com crianças, os ouvintes entenderam que esse tipo de estratégia foi configurada como adequada e eficiente. Conclusão: a educação e a aprendizagem estão sendo gradualmente alcançadas, mas ainda há muito a ser trabalhado, uma vez que a educação é algo que é lentamente implementado.

Descritores: Prevenção de Acidentes, Pediatria, Saúde infantil, Acidentes Domésticos.

Biografia do Autor

Edficher Margotti, Docente do Semi Internato em Pediatria da Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA, Brasil.

Enfermeira Obstetra. Doutora em Pediatria e Saúde da Criança, Docente do Semi Internato em Pediatria da Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA, Brasil.

Pedro Paulo Silva da Costa, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA, Brasil.

Graduando, Instituto de Ciências da Saúde, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA, Brasil.

Allyson Maycon Chaves Corrêa, Escola de Enfermagem "Magalhães Barata" - Campus IV/ Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)/ Universidade Estadual do Pará (UEPA). Belém, PA, Brasil.

Graduando, Escola de Enfermagem "Magalhães Barata" - Campus IV/ Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)/ Universidade Estadual do Pará (UEPA). Belém, PA, Brasil. 

Referências

Organização Mundial da Saúde. Cid-10: Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. 8.ed. São Paulo: EDUSP; 2000.

Gomes LMX, Rocha RM, Barbosa TLA, Silva CSO. Descrição dos acidentes domésticos ocorridos na infância. O Mundo da Saúde 2013; 37(4); 394-400.

Gaspar T, Matos MG, Ribeiro JLP, Leal I. Qualidade de vida e bem-estar em crianças e adolescentes. Rev. bras.ter. cogn 2006; 2(2): 47-60.

Bezerra MAR, Rocha RC, Negreiros FS, Lira FMOM, Sousa LT, Santiago SCG. Acidentes domésticos em crianças: concepções práticas dos agentes comunitários de saúde. Cogitare Enferm 2014; 19(4): 716-24.

Ministério da Saúde (BR). Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências: Portaria MS/GM nº 737 de 16/5/01, publicada no DOU nº 96 seção 1e, de 18/5/01 / Ministério da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2002.

Cavalcante BLL, Lima UTS. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. J Nurs Health, Pelotas (RS) 2012 jan/jun; 1(2):94-103.

Dantas OMS,Santana AR, Nakayama L. Teatro de fantoches na formação continuada docente em educação ambiental. Educação e Pesquisa, 2012; 38(3): 711-716;

Melo MCH, Cruz G. Roda de conversa: Uma proposta metodológica para a construção de um espaço de diálogo no ensino médio. Imagens da Educação Educação 2014; 2(4): 31-39.

Publicado

2018-08-07

Edição

Seção

Relato de Experiência