PROCESSO COMUNICACIONAL À LUZ DO ENEAGRAMA: ENSINO/APRENDIZAGEM ENTRE ESTAGIÁRIOS E DOCENTES DE ENFERMAGEM

Autores

  • Denise Cristina Alves de Moura Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Cristina Arreguy-Sena Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rosangela Maria Greco Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Zuleyce Maria Lessa Pacheco Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rúbia Mara Ribeiro Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v7i1.2284

Resumo

Objetivo: Analisar o processo de ensino-aprendizagem entre professores supervisores e estagiários do Curso de Enfermagem na perspectiva do processo comunicacional de acordo com os tipos de personalidades segundo a técnica do Eneagrama. Métodos: Estudo de caso unitário entre estagiários e supervisores do curso de Enfermagem de uma universidade. Abordagem qualitativa, referencial teórico para análise: Eneagrama. Atendidas recomendações éticas de pesquisa envolvendo seres humanos. Resultados: Participaram dois docentes e oito discentes. As personalidades predominantes dos docentes foram perfeccionista e mediador e dos discentes perfeccionista, doador, desempenhador, romântico, contestador e mediador. Discussão: Na perspectiva do eneagrama, o futuro enfermeiro trabalhar com pessoas com personalidade diferente lhe possibilita o autoconhecimento e a possibilidade de ajuda na relação docente/discente. Conclusões: Caracterizar as tendências comportamentais por meio do eneagrama constituiu uma estratégia para predizer a riqueza de oportunidades do processo ensino aprendizagem.

Biografia do Autor

Denise Cristina Alves de Moura, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Cristina Arreguy-Sena, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACENF/UFJF).

Rosangela Maria Greco, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira, Doutora em Saúde Pública, Professora FACENF/UFJF.

Zuleyce Maria Lessa Pacheco, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora FACENF/UFJF

Rúbia Mara Ribeiro, Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Professora do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais. São João del Rei – Minas Gerais

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Publicado

2018-08-07

Edição

Seção

Artigos Originais