AÇÕES EDUCATIVAS NA ÁREA DA SAÚDE DA MULHER – RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Sueli da Silva Riul, Bibiane Dias Miranda Parreira, Ricardo Jader Cardoso, Lorena Campos Mendes, Thaís Cristina Elias, Maria Paula Custódio Silva

Resumo


Objetivos: apresentar a experiência vivida por acadêmicas de graduação em enfermagem e pós-graduação em atenção à saúde, no desenvolvimento de atividades educativas, no contexto da saúde da mulher. Descrição da experiência: trata-se de um relato de experiência baseado em atividades educativas realizadas no âmbito de um hospital de clínicas, de escolas públicas de ensino médio, de unidades de atenção ao idoso e espaços públicos de um município do interior de Minas Gerais, a respeito de questões de saúde da mulher. Relato: as atividades beneficiaram um grupo de aproximadamente 5736 mulheres entre os meses de janeiro a dezembro de 2013. Os temas abordados foram àqueles apontados pelo Ministério da Saúde como prioritários. Considerações finais: as atividades extensionistas promovem a educação em saúde. Em relação aos alunos envolvidos, a atividade extensionista proporciona um acréscimo cultural, educativo e científico.


Texto completo:

PDF PDF ENGLISH

Referências


REFERÊNCIAS

- Presidência da República. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Brasília: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres; 2013.

- Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política nacional de atenção integral à saúde da mulher: princípios e diretrizes. Brasília: Ministério da Saúde; 2011.

-Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Estudo da mortalidade de mulheres de 10 a 49 anos, com ênfase na mortalidade materna: relatório final. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.

- Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva. Brasília: Ministério da Saúde; 2013.

- Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília: Ministério da Saúde; 2012.

- Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. 2.ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2013.

- Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Manual de Atenção à Mulher no Climatério/Menopausa. Brasília: Ministério da Saúde; 2008.

- Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Protocolo Clinico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral as Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis. Brasília: Ministério da Saúde; 2015.

- Freire, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51 ed. São Paulo: Paz e Terra; 2015.




DOI: https://doi.org/10.18554/reas.v7i1.2302

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/