AÇÕES EDUCATIVAS NA ÁREA DA SAÚDE DA MULHER – RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Sueli da Silva Riul Universidade Federal do Triângulo Mineiro http://orcid.org/0000-0001-9050-6037
  • Bibiane Dias Miranda Parreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Ricardo Jader Cardoso Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Lorena Campos Mendes Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Thaís Cristina Elias Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Maria Paula Custódio Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v7i1.2302

Resumo

Objetivos: apresentar a experiência vivida por acadêmicas de graduação em enfermagem e pós-graduação em atenção à saúde, no desenvolvimento de atividades educativas, no contexto da saúde da mulher. Descrição da experiência: trata-se de um relato de experiência baseado em atividades educativas realizadas no âmbito de um hospital de clínicas, de escolas públicas de ensino médio, de unidades de atenção ao idoso e espaços públicos de um município do interior de Minas Gerais, a respeito de questões de saúde da mulher. Relato: as atividades beneficiaram um grupo de aproximadamente 5736 mulheres entre os meses de janeiro a dezembro de 2013. Os temas abordados foram àqueles apontados pelo Ministério da Saúde como prioritários. Considerações finais: as atividades extensionistas promovem a educação em saúde. Em relação aos alunos envolvidos, a atividade extensionista proporciona um acréscimo cultural, educativo e científico.

Biografia do Autor

Sueli da Silva Riul, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira e obstetríz. Mestre e doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Associada do Programa de Pós Graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Bibiane Dias Miranda Parreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira Obstétrica, Doutora, Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Ricardo Jader Cardoso, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem Fundamental, Professor Associado do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Lorena Campos Mendes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira, Mestre em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Thaís Cristina Elias, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira, Mestre em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Maria Paula Custódio Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Referências

REFERÊNCIAS

- Presidência da República. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Brasília: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres; 2013.

- Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política nacional de atenção integral à saúde da mulher: princípios e diretrizes. Brasília: Ministério da Saúde; 2011.

-Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Estudo da mortalidade de mulheres de 10 a 49 anos, com ênfase na mortalidade materna: relatório final. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.

- Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva. Brasília: Ministério da Saúde; 2013.

- Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília: Ministério da Saúde; 2012.

- Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. 2.ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2013.

- Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Manual de Atenção à Mulher no Climatério/Menopausa. Brasília: Ministério da Saúde; 2008.

- Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Protocolo Clinico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral as Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis. Brasília: Ministério da Saúde; 2015.

- Freire, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51 ed. São Paulo: Paz e Terra; 2015.

Publicado

2018-08-07

Edição

Seção

Relato de Experiência