SIGNIFICADO DO CUIDAR E SEUS SENTIMENTOS PARA EQUIPE DE ENFERMAGEM DIANTE DA CRIANÇA EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO

Autores

  • Camila Morena Margato Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Maria Paula Custódio Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Débora De Oliveira Ferreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Jesislei Bonolo do Amaral Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Jurema Ribeiro Luiz Gonçalves Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Divanice Contim Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v7i2.2355

Resumo

Objetivo: trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, cujo objetivo do estudo foi compreender os significados e os sentimentos manifestados pela equipe de enfermagem durante o cuidar num serviço de oncologia pediátrica. Método: participaram do estudo dez profissionais de enfermagem que atuavam nesse serviço. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada no período de dezembro de 2014 a janeiro de 2015. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra e submetidas à análise de conteúdo. Resultados: foram identificadas três categorias: o significado do cuidado; conforto e humanização; o envolvimento inevitável e a busca do equilíbrio emocional. Conclusão: concluiu-se que os sentimentos de empatia, compaixão e apego são envolvidos durante o trabalho cotidiano da equipe de enfermagem, sendo preciso apoio psicológico a essa para evitar o desequilíbrio mental da equipe.

Biografia do Autor

Camila Morena Margato Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira.

Maria Paula Custódio Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Residente de Enfermagem em Neonatologia.

Débora De Oliveira Ferreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Residente de Enfermagem em Neonatologia.

Jesislei Bonolo do Amaral, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestre em Enfermagem e Docente na UFTM.

Jurema Ribeiro Luiz Gonçalves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Enfermagem e Docente na UFTM.

Divanice Contim, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Enfermagem e Docente na UFTM.

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Publicado

2018-10-15

Edição

Seção

Artigos Originais