EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA ÀS GESTANTES NO INTERIOR DO CEARÁ

Autores

  • Maria Girlane Sousa Albuquerque Brandão UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA
  • Sibele Pontes Rocha Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Ana Suelen Pedroza Cavalcante Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Maria Amélia Carneiro Bezerra Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Maristela Inês Osawa Vasconcelos Universidade Estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v9i1.2493

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de ações de educação em saúde, utilizando o Círculo de Cultura de Paulo Freire com um grupo de gestantes. Método: trata-se de um relato de experiência desenvolvido com um grupo de gestantes em um em um Centro de Saúde da Família do município de Sobral, Ceará. Resultados: foram desenvolvidos dez encontros de intervenção observando as necessidades das gestantes, tais como: autoestima, paternagem, direitos trabalhistas, sexualidade, exercícios físicos e outros. As ações de intervenção contaram com o apoio da enfermeira da unidade de saúde, bem como da equipe de residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Considerações Finais: A vivência relatada propiciou uma troca de saberes entre acadêmica, equipe de saúde da família e gestantes, agregando melhorias ao processo de educação em saúde, baseado na construção compartilhada de conhecimentos, ampliando o espaço universitário e exercitando o compromisso social da Universidade.

Biografia do Autor

Maria Girlane Sousa Albuquerque Brandão, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA

Enfermeira pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestranda em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Sibele Pontes Rocha, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Mestranda em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Ana Suelen Pedroza Cavalcante, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Maria Amélia Carneiro Bezerra, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Farmacologia pela Universidade Federal do (UFC). Docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Maristela Inês Osawa Vasconcelos, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-doutorado no Programa de Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Referências

Nunes JT, Gomes KRO, Rodrigues MTP, Mascarenhas MDM. Qualidade da assistência pré-natal no Brasil: revisão de artigos publicados de 2005 a 2015. Cad. Saúde Colet., 2016, Rio de Janeiro, 24 (2): 252-261.

Barreto CN, Ressel LB, Santos CC, Wilhelm LA, Silva SC, Alves CN. Atenção pré-natal na voz das gestantes. Rev enferm UFPE on line., Recife, 7(5):4354-63, jun., 2013.

Souza VB, Roecker S, Marcon SS. Ações educativas durante a assistência pré-natal: percepção de gestantes atendidas na rede básica de Maringá-PR. Rev. Eletr. Enf. 2011. abr/jun;13(2):199-210.

Beserra EP. Pedagogia freireana como método de prevenção de doenças. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16 ( Supl. 1), p. 1563-1570, 2011.

Simões ALA, Bittar DB, Mattos EF, Sakai LA. A humanização do atendimento no contexto atual de saúde: uma reflexão. Reme: Rev. Min. Enferm. 2007;11(1):81-5.

Fabbro MRC, Lima MP. A experiência paterna de pais de “primeira viagem” no cuidado do bebê nos primeiros três meses de vida. Atas CIAIQ2017. Investigação Qualitativa em Saúde. Volume 2. 166-175. 2017.

Carvalho VF, Kerber NPC, Azambuja EP, Bueno FF, Barros AM. Direitos das parturientes: conhecimento da adolescente e acompanhante. Saúde Soc. São Paulo, v.23, n.2, p.572-581, 2014.

Afonso ALM. Nível de consciência dos benefícios do exercício físico na gestação. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2017. 32f.

Souto DC, Brandolt CR, Kruel CS, Tavares SO, Bitelbron ER. A expressão da sexualidade no período gestacional. In: 5º Interfaces no fazer psicológico, 2012. Psicologia UNIFRA. Santa Maria.

Publicado

2020-08-07

Edição

Seção

Relato de Experiência