A GESTÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NOS MUNICÍPIOS DA 5ª REGIONAL DE SAÚDE DO PARANÁ

Autores

  • Tatiane Baratieri Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Ana Carolina Geffer Dalla Vecchia Secretaria Municipal de Saúde de Palmital/PR.
  • Calíope Pilger Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.18554/

Resumo

O campo da Saúde do Trabalhador visa compreender as relações entre o trabalho e o processo saúde-doença. O presente estudo teve como objetivo caracterizar a implantação da gestão em Saúde do Trabalhador na região de Guarapuava/PR. Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória, de natureza qualitativa, com realização de entrevista junto ao profissional atuante no CEREST. Verificou-se que no âmbito da 5ª Regional de Saúde não há nenhum programa específico para a prevenção da saúde do trabalhador. Os municípios dessa região trabalham apenas com ações isoladas, ligadas principalmente a funcionários das secretarias municipais de saúde, ou com a notificação dos acidentes, mas com algumas falhas no sistema. Conclui-se que há muitos fatores para melhorar em relação à Saúde do Trabalhador na região, principalmente no que diz respeito ao trabalho com ações de prevenção de agravos e promoção da saúde substituindo ações curativas, para conseguir êxito na Política Nacional de Saúde do Trabalhador.

DESCRITORES: Avaliação em saúde; Saúde do trabalhador; Gestão em saúde. 

 

Biografia do Autor

Tatiane Baratieri, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Enfermeira.Mestre em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Unicentro.Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Unicentro.

Referências

Jacques CC, Milanez B, Mattos RCOC. Indicadores para Centros de Referência em Saúde do Trabalhador: proposição de um sistema de acompanhamento de serviços de saúde. Ciência & Saúde Coletiva. 2012;17(2):369-78.

Dias EC, Hoefel MG. O desafio de implementar as ações de saúde do trabalhador no SUS: a estratégia da RENAST. Ciênc Saúde Coletiva. 2005; 10 (4):817-27.

Brasil. Ministério da Saúde. Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador: Manual de Gestão e Gerenciamento. Ministério da Saúde: São Paulo, 2006.

Galdino A, Santana VS, Ferrite S. Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador e a notificação de acidentes de trabalho no Brasil. Cad. Saúde Pública. 2012; 28 (1): 145- 59.

Brasil. Ministério da Saúde. Legislação em saúde: caderno de legislação em saúde do trabalhador. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. 2. ed. rev. e ampl. – Brasília: Ministério da Saúde, 2005. p. 380.

Brasil. Ministério da Saúde. Gestores do SUS: olhares e vivências. Ministério da Saúde. Departamento de Apoio à Descentralização. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2006b. 193 p.

Bardin L. Análise de conteúdo. Revista e Atualizada. Lisboa-Portugal: Edições 70; 2008.

Pinafo E, Nunes, EFPA, Gonzalez, AD. A educação em saúde na relação usuário-trabalhador no cotidiano de equipes de saúde da família. Ciênc. saúde coletiva. 2012; 17 (7): 1825-32.

Vasconcelos LCF, Almeida CVB, Guedes DT. Vigilância em saúde do trabalhador: passos para uma pedagogia. Trab. educ. saúde.2009; 7(3): 445-462.

Nehmy RMQ. Dias EC. Os caminhos da Saúde do Trabalhador: para onde apontam os sinais? Rev Med Minas Gerais 2010; 20(2 Supl 2): 13-23.

Mastroeni MF. A difícil tarefa de praticar a biossegurança. Ciência e Cultura. 2008; 60 (2): 4-5.

Paraná. Plano Estadual de Saúde do Trabalhador. Secretaria Estadual de Saúde/PR, documento preliminar. Curitiba, agosto de 2011.

COSAT. Política Nacional de Saúde do Trabalhador / documento em elaboração. Ministério da Saúde, SAS, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, COSAT. Brasília, novembro de 2003.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Notificação de acidentes do trabalho fatais, graves e com crianças e adolescentes. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2006.

Iwamoto HH, Camargo FC, Tavares LC, Miranzi SSC. Acidentes de trabalho fatais e a qualidade das informações de seus registros em Uberaba, em Minas Gerais e no Brasil, 1997 a 2006. Rev. bras. saúde ocup. 2011; 36 (124): 208-15.

Dias MDA, Bertolini GCS, Pimenta AL. Saúde do trabalhador na atenção básica: análise a partir de uma experiência municipal. Trab. Educ. Saúde. 2011; 9 (1): 137-48.

Dias EC, Silva TLS, Almeida MHC. Desafios para a construção cotidiana da Vigilância em Saúde Ambiental e em Saúde do Trabalhador na Atenção Primária à Saúde. Cad. Saúde Colet., 2012; 20(1):15-24.

Dias EC et al . Saúde ambiental e saúde do trabalhador na atenção primária à saúde, no SUS: oportunidades e desafios. Ciênc. saúde coletiva. 2009; 14 (6): 2061-70.

Santos AL, Rigotto RM. Território e territorialização: incorporando as relações produção, trabalho, ambiente e saúde na atenção básica à saúde. Trab. educ. saúde., 2010;8(3) 387-406.

Santos AL. A comunidade do mangue do bairro Vila Velha, Fortaleza/CE: o território e o cotidiano vivido a partir da perspectiva dos moradores e dos profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF). [Dissertação]. Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, 2008.

Downloads

Publicado

2012-12-19

Edição

Seção

Artigos Originais