INTERVENÇÕES FAMILIARES NO PRIMEIRO EPISÓDIO PSICÓTICO: FACILITADORES E BARREIRAS NA PERSPECTIVA DA EQUIPE DE SAÚDE

Autores

  • Lorena Fendrich Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP http://orcid.org/0000-0002-2009-795X
  • Heloisa França Badagnan Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP
  • Luiza Elena Casaburi Universidade de Uberaba (UNIUBE)
  • Ana Carolina Guidorizzi Zanetti Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP
  • Sueli Aparecida Frari Galera Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v7i2.3011

Resumo

Objetivo: Identificar e analisar as possibilidades e barreiras percebidas por profissionais de saúde para implantar e manter, na rotina de um ambulatório de primeiro episódio psicótico, o cuidado às famílias de portadores de transtorno mental. Método: Estudo qualitativo, cuja coleta de dados foi realizada através de duas sessões de grupo focal com a equipe de um ambulatório de primeiro episódio psicótico. Resultados: Os profissionais participantes ressaltaram a importância da família no início do tratamento, e suas necessidades. Essa percepção foi interpretada como um facilitador para a inclusão da família. As barreiras para uma participação mais ativa identificadas nas discussões estão relacionadas à própria família, à estrutura e organização do serviço, e aos profissionais. A supervalorização do modelo biomédico está presente em todas as barreiras. Conclusão: O estudo reforçou a importância da inclusão da família no tratamento desses indivíduos, e contribui apontando os facilitadores e barreiras para efetivar esta proposta.

Descritores: Enfermagem Psiquiátrica; Serviços de Saúde Mental; Terapia Familiar; Prática Profissional; Transtornos Psicóticos.  

Biografia do Autor

Lorena Fendrich, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP

Doutoranda do Programa de Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

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Publicado

2019-01-11

Edição

Seção

Artigos Originais