INTERVENÇÃO MEDIACIONAL E PROMOÇÃO DA SAÚDE COM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES

Autores

  • Kéllen Campos Castro Moreira UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro PMU - Prefeitura Municipal de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v7i2.3302

Resumo

O Programa MISC (Mediated Intervention for Sensitizing Caregivers), a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE) e a Experiência da Aprendizagem Mediada (EAM) são abordagens capazes de promover o desenvolvimento e o ensino-aprendizagem através do uso de critérios de mediação. Os cinco critérios mediacionais foram aplicados em oficinas de educação em saúde com crianças pré-escolares. Objetiva relatar a experiência de educação em saúde com crianças pré-escolares. Foram realizadas oficinas educativas em uma escola filantrópica, com crianças de três e quatro anos, sobre temas de saúde a partir da perspectiva da intervenção mediacional. Os dados obtidos se deram através da análise das gravações em vídeo e dos desenhos realizados pelas crianças durante as oficinas. Conclui-se a pertinência da intervenção mediacional para a Promoção da Saúde e apropriação pelas crianças dos conceitos de saúde trabalhados durante as intervenções. Contudo, devido ao tamanho reduzido da amostra, novos estudos deveriam ser empreendidos.

Biografia do Autor

Kéllen Campos Castro Moreira, UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro PMU - Prefeitura Municipal de Uberaba

Graduação em Enfermagem, bacharel e licenciatura, em 2011, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

Pós graduação lato sensu em Docência no Ensino SUperior, pela Faculdade Católica de Uberlândia, em 2013.

Pós graduação lato sensu em Saúde Coletiva, pela Faculdade Futura, em 2018.

Pós graduação stricto sensu (mestrado) em Psicologia dos Processos Psicossociais em Saúde e Educação, pela UFU, em 2016.

Enfermeira Especialista de Saúde 30hs, na Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU).

Membro pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa PROmoção em comunicação, educação e LIteracia para a SAúde no Brasil - ProLiSaBr/UFTM.

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Publicado

2019-08-13

Edição

Seção

Relato de Experiência