FATORES ASSOCIADOS A SÍNDROME CORONARIANA AGUDA E SUA PREVALÊNCIA ENTRE OS GÊNEROS: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Kaiomakx Renato Assunção Ribeiro Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), Brasil
  • Thales Antônio Martins Soares Faculdade de Enfermagem-UFG. Goiás - GO.
  • Maria Madalena Borges Enfermeira pela Universidade Católica de Goiás, Especialista em administração hospitalar. Universidade Salgado de Oliveira UNIVERSO-GO. Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC-GO
  • Edivalda Pereira de Abreu Enfermeira doutoranda pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Docente do curso de enfermagem da Universidade Salgado de Oliveira, Goiânia-GO, Brasil.
  • André Rodrigues dos Santos Escola Superior de Ciências da Saúde-Distrito Federal-ESCS-DF
  • Fernanda Alves Ferreira Gonçalves Universidade Federal de Goiás (PPG/FEN/UFG)

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v9i1.3511

Resumo

Objetivo: discutir sore os fatores associados à síndrome coronariana aguda (SCA), bem como sua prevalência entre homens e mulheres. Método: revisão integrativa da literatura, com busca dos artigos nas bases de dados LILACS, SciELO, BDENF, PUBMED, com os artigos publicados entre 2012 e 2018. Resultados: foram encontrados inicialmente 502 artigos, dos quais, 20 compuseram esta pesquisa. O tabagismo foi o fator de risco mais prevalente no surgimento da SCA, seguida da Hipertensão Arterial Sistêmica. Os pacientes acometidos apresentaram como características, 2 ou mais fatores de riscos na ocorrência da SCA. E que o gênero masculino foi o mais acometido por esta patologia. Conclusão: são vários os fatores de riscos para o surgimento da SCA. E que o seu surgimento parece estar associada a presença de 2 ou mais fatores de riscos, o que denota, a necessidade de uma maior ênfase na educação da população sobre a prevenção desses fatores.

Biografia do Autor

Kaiomakx Renato Assunção Ribeiro, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), Brasil

Enfermeiro pela Universidade Salgado de Oliveira-UNIVERSO-GO. Pós-graduação em UTI, Cardiologia e Hemodinâmica, Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Rede de Cuidados de Enfermagem ao paciente Crítico-CNPq, Residente de Enfermagem, modalidade Terapia Intensiva Pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal-SES-DF. Hospital de Base do Distrito Federal-HBDF. Escola Superior de Ciências da Saúde-Distrito Federal-ESCS-DF

Thales Antônio Martins Soares, Faculdade de Enfermagem-UFG. Goiás - GO.

Mestre em Enfermagem pela UFG - Goiás - GO.

 

André Rodrigues dos Santos, Escola Superior de Ciências da Saúde-Distrito Federal-ESCS-DF

Escola Superior de Ciências da Saúde-Distrito Federal - ESCS-DF

Fernanda Alves Ferreira Gonçalves, Universidade Federal de Goiás (PPG/FEN/UFG)

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (PPG/FEN/UFG).Enfermeira do Hospital das Clínicas da UFG. Goiânia-Goiás.

Publicado

2020-08-07

Edição

Seção

Revisão Integrativa