PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS NO ENSINO EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM ATIVA NA GRADUAÇÃO

John Victor dos Santos Silva, Mirelle dos Santos, Amanda Cavalcante de Macêdo, Vívian Mayara da Silva Barbosa, Lucas Kayzan Barbosa da Silva

Resumo


Objetivo: Relatar a experiência de estudantes do curso de enfermagem na produção de documentários como estratégia de aprendizagem ativa na graduação. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. A experiência aconteceu entre os meses de setembro e novembro de 2017. Participaram dessa atividade 36 estudantes de curso de enfermagem da instituição proponente, distribuído em sete grupos onde cada um ficou responsável pela criação de um documentário.  Resultado: Foram criados sete documentários seguindo as etapas de Preparação, Gravação, Edição e Apresentação.  Discussão: Embora as novas estratégias de ensino viabilizem a participação mais ativa do estudante no processo de aprendizagem, é preciso que os demais personagens envolvidos, como docentes e a instituição, favoreçam essas atividades. Conclusão: A criação dos documentários proporcionou aos estudantes exercer a responsabilidade, o trabalho em equipe e a criatividade, além da aproximação nas práticas dos profissionais realizadas nos diversos serviços de saúde.
Descritores: Educação Superior; Ensino; Metodologia; Currículo; Aprendizagem.


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DOI: https://doi.org/10.18554/reas.v7i2.3554

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