EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO AMBIENTE HOSPITALAR PEDIÁTRICO

Renata Gonçalves, Fernanda Carolina Camargo, Maria Paula Custódio Silva, Álvaro da Silva Santos, Jesislei Bonolo do Amaral, Divanice Contim

Resumo


Objetivo: Analisar significados atribuídos por enfermeiros sobre as práticas de educação em saúde no ambiente hospitalar pediátrico. Método: Empreendeu-se abordagem qualitativa em estudo exploratório descritivo, conduzido por entrevistas individuais junto a enfermeiras atuantes na unidade de internação pediátrica de hospital público ensino, setembro a novembro de 2017. Resultados: Conforme análise temática de conteúdo emergiram três categorias: Importância da educação em saúde na assistência à criança hospitalizada; Desenvolvimento da educação em saúde no ambiente hospitalar, Dificuldades e desafios no desenvolvimento da prática de educação em saúde na unidade hospitalar pediátrica. Os significados desvelaram fragmentações relacionadas as ações educativas para continuidade do cuidado em rede, resistências dos familiares ou responsáveis pelas crianças internadas e a necessidade de incremento na qualificação profissional. Conclusão: Apesar de a pesquisa limitar-se a única unidade de internação hospitalar pediátrica, os significados potencialmente podem ser generalizados a enfermeiros em contextos similares.

Descritores: Educação em Saúde; Enfermagem Pediátrica; Assistência Hospitalar; Cuidado da Criança.


Texto completo:

PDF PDF ENGLISH

Referências


Figueira AB, Amestoy SC, Cecagno D, Tristão FS, Trindade LL, Correa VÁ. Visão do enfermeiro frente à prática da educação em saúde no ambiente hospitalar. Cogitare Enferm. [Internet]. 2013 [citado 2020 jul. 20];18(2):310-6. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v18i2.32580

Santili PGJ, Tonhom SFR, Marin MJS. Health education: challenges for implementation. Atas CIAIQ [Internet]. 2016 [cited 2020 June 01]; 2:1147-56. Available from: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq 2016/article/viewFile/867/851

Nogueira IS, Vergaças HM, Santos LF, Cypriano PE, Moreno MG, Lima SO et al. A prática educativa na estratégia saúde da família: estratégia para repensar e reconstruir ações dialógicas. Arq. Cienc. Saúde UNIPAR. [Internet]. 2015 [citado em 24 jul. 2020];19(1):11-17. Disponível em: https://www.revistas.unipar.br/index.php/saude/article/viewFile/5259/3032

Laguna MRC, Abreu MTL. Educação em saúde: abordagens conceituais. In: Santos AS, Paschoal VDA (organizadores). Educação em saúde e enfermagem. Barueri, SP: Manole, 2017 (Série Enfermagem).

Massara C L, Murta FL G, Enk MJ, Araújo A D, Modena CM, Carvalho OS. Caracterização de materiais educativos impressos sobre esquistossomose, utilizados para educação em saúde em áreas endêmicas no Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde [Internet]. 2016 [citado 2020 jul. 20];25(3):575-584. Disponível em: https://doi.org/10.5123/s1679-49742016000300013.

Silva KS, Aguiar LC, Costa ACLF, Nascimento RKG. Educação em Saúde: reflexões a partir da vivência de residentes multiprofissionais. Tempus Actas Saúde Colet [Internet]. 2016 [citado 2020 jul. 20];10(4):283-8. Disponível em: www.tempus.unb.br/index.php/tempus/articl e/download/2268/1735

Monteiro MM, Silva VB; Alcântara A, Costa E. Educação e cuidado em saúde por meio do Arco de Maguerez na pediatria clínica. Atas CIAQ 2016. [Internet]. 2016 [citado 2020 jul. 20];2. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2016/article/view/736

Santos RA, Lopes VC, Camillo SO, Maiorino FT. Perceções do Graduando de Enfermagem sobre a Importância do Acompanhante do Paciente Internado. R Enferm Cent O Min [Internet]. 2015 [citado 2020 jul. 20];5(1): 1425-38. Disponível em: https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.690

Minayo MCS. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 10ª ed. São Paulo: HUCITEC; 2014

Flores GEF, Oliveira DLL, Zocche DAA. Educação permanente no contexto hospitalar: a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagem. Trab. educ. saúde [Internet]. 2016 [citado 2020 jul. 20];14(2):487-504. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sip00118

Lima VX, Brito MEM. Percepções da equipe de enfermagem acerca da prática da educação em saúde em um centro de tratamento de queimados. Rev. Bras. queimaduras. [Internet]. 2016 [citado 2020 jul. 20];15(2):110-15. Disponível em: http://www.rbqueimaduras.com.br/summary/34

Pio FSCG, Azevedo DM, Marques LF, Santiago LC. Nursing care in heart transplantation: integrative review. Rev Enferm (Lisboa). [Internet]. 2016[citado 2020 jul. 20];5(10):1857-1865. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5205/reuol.9003-78704-1-SM.1005201635

Pereira MM, Rodrigues PF, Santos NCCB, Vaz EMC, Collet N, Reichert APS. Educação em saúde para famílias de crianças/adolescentes com doença crônica. Rev. enferm. UERJ. [Internet]. 2017 [citado 2020 jul. 20];25e4343:1-6. Disponível em: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2017.4343

Wachholz LF, Knihs NS, Martins SR, Magalhães ALP, Brehmer LCF, Martins MS. Alta hospitalar do paciente transplantado hepático: revisão integrativa. Esc. Anna Nery [Internet]. 2020 [citado 2020 jul. 20];24(4):e20190346. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2019-0346

Chagas MCS, Gomes GC, Pereira FW, Diel PKV, Farias DHR. Meaning given by family to care for the hospitalized child. Av Enferm. [Internet] 2017 [citado 2020 jul. 20];35(1):7-18. Disponível em: https://doi.org/10.15446/av.enferm.v35n1.42 466

Azevêdo AVS, Lançoni Júnior AC, Crepaldi, MA. Nursing team, family and hospitalized child interaction: an integrative review. Ciênc saúde coletiva. [Internet] 2017 [cited 2020 June 01];22(11):3653-3666. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1413- 812320172211.26362015

Gropp M, Johnson E, Bornman J, Koul R. Nurses’ perspectives about communication with patients in an intensive care setting using a communication board: a pilot study. Health SA. [Internet] 2019 [cited 2020 June 01];24:1162. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4102/hsag.v24i0.1162.

Zanfolim LC, Ganassin FMH, Cerchiari EAN. Difficulties experienced by Mothers during the hospitalization of their babies at neonatal units. Psicol Ciênc Prof. [Internet] 2018 [cited 2020 June 01];38(1):22-35. Disponível em: 10.1590/1982-3703000292017.

Reichert APS, Collet N, Eickmann SHE, Lima MC. Vigilância do desenvolvimento infantil: estudo de intervenção com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet] 2015 [citado 2020 jul. 20];23(5):954-962. Disponível em: 10.1590/0104-1169.0272.2636

Neves GBC, Andreto LM, Oliveira CR, Figueira MCS. Opinião dos enfermeiros sobre educação permanente em um hospital público. Rev. enferm. UFPE on line. [Internet]. 2016 [citado 2020 jul. 20];10(5):1625-1634. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11158/12677




DOI: https://doi.org/10.18554/reas.v9i2.3558

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/