PERFIL HEMATOLÓGICO E BIOQUÍMICO SÉRICO DE PACIENTES SUBMETIDAS À QUIMIOTERAPIA ANTINEOPLÁSICA

Autores

  • Sueli Riul da Silva UFTM
  • Fernanda Fátima de Ávila UFTM
  • Maurícia Brochado Oliveira Soares UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/

Resumo

RESUMO

O objetivo do estudo foi descrever o perfil hematológico e bioquímico sérico de portadoras de câncer ginecológico, submetidas à quimioterapia antineoplásica. Tratou-se de estudo descritivo. Realizou-se uma descrição dos resultados dos exames de rotina de hemograma e bioquímica sérica, antes do inicio do tratamento e após o terceiro ciclo. Os dados obtidos foram analisados descritivamente. Após análise dos exames de hemograma, os principais efeitos observados foram leucopenia, trombocitopenia e queda do número de hemácias, hemoglobina e hematócritos. Os exames de bioquímica sérica apresentaram alterações como hiponatremia, efeitos nefrotóxicos e hepatotoxicidade. Tanto as alterações hematológicas quanto as de bioquímica, manifestam-se quando estas pacientes não se encontram mais hospitalizadas, o que nos alerta para necessidade de acompanhamento e educação em saúde.

Descritores: Neoplasia; Antineoplásicos; Hematologia; Enfermagem

Biografia do Autor

Sueli Riul da Silva, UFTM

Enfermeira e obstetríz. Mestre e doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Associada do Departamento de Enfermagem na Área Hospitalar do Centro de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Fernanda Fátima de Ávila, UFTM

Enfermeira. Graduada pelo Curso de Graduação em Enfermagemda Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bolsista de iniciação científica da FAPEMIG.

Maurícia Brochado Oliveira Soares, UFTM

Enfermeira Obstétrica. Mestre em Atenção àSaúde. Doutoranda em Atenção à Saúde pela UFTM.

Referências

- Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer. Ações de enfermagem para o controle do câncer. 3ª ed. Rio de Janeiro: INCA; 2008.

- Bonassa EMA, Gato MIR. Esquemas antineoplásicos. In: Bonassa EMA, Gato MIR. Terapêutica oncológica para enfermeiros e farmacêuticos. 4ª ed. São Paulo: Atheneu; 2012. p. 531-624.

- Silva LMG. Quimioterapia. In: Mohallem AGC, Rodrigues AB. Enfermagem oncológica. São Paulo: Manole; 2007. p. 61-88.

- Oliveira EXG, Melo ECP, Pinheiro RS, Noronha CP, Carvalho MS. Acesso à assistência oncológica: mapeamento dos fluxos origem-destino das internações e dos atendimentos ambulatoriais. O caso do câncer de mama. Cad. Saúde Pública. 2011; 27(2): 317-26.

- Mansano-Schlosser TC, Ceolim MF. Qualidade de vida de pacientes com câncer no período de quimioterapia. Texto Contexto Enferm. 2012; 21(3): 600-7.

- Araújo JR. Perfil hematológico de pacientes submetidas à quimioterapia antineoplásica. [Trabalho de conclusão de curso]. Uberaba (MG): Centro de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Triângulo Mineiro; 2004.

- Gozzo TO, Nascimento TG, Panobianco MS, Almeida AM. Ocorrência de neutropenia em mulheres com câncer de mama durante tratamento quimioterápico. Acta Paul Enferm. 2011; 24(6):810-4.

- Póvoa VCO. Alterações da bioquímica sérica e da urina de pacientes portadoras de câncer ginecológico, submetidas à quimioterapia antineoplásica. [Trabalho de conclusão de curso]. Uberaba (MG): Centro de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Triângulo Mineiro; 2005.

- Noblat ACB, Noblat LACB, Toledo LAK, Santos PM, Oliveira MGG, Tanajura GM et al. Prevalência de admissão hospitalar por reação adversa a medicamentos em Salvador, BA. Rev Assoc Med Bras. 2011; 57(1): 42-5.

Downloads

Publicado

2013-10-02

Edição

Seção

Artigos Originais