PERCEPÇÕES E SIGNIFICADOS SOBRE O ATENDIMENTO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v10i1.4175

Resumo

Objetivo: Conhecer as percepções da equipe enfermagem de um Pronto Socorro infantil sobre o atendimento à criança em situação de emergencial. Método: Estudo de abordagem qualitativa, descritiva. O cenário de coleta de dado foi uma Unidade de Pronto Socorro Infantil de um hospital de ensino localizado no estado de Minas Gerais com membros da equipe de enfermagem, entrevistados por meio de um questionário semiestruturado. Os dados foram analisados utilizando-se a técnica de análise de conteúdo.   Resultados: Participaram do estudo 10 profissionais de enfermagem, todos do sexo feminino, sendo duas enfermeiras e oito técnicas de enfermagem, foram identificadas percepções e significados sobre o conhecimento, a responsabilidade, as dificuldades, as necessidades de protocolos e as formas de aprendizagem do atendimento. Conclusão: Constatou-se que o conhecimento, a prática, a responsabilidade, a habilidade e a comunicação são fatores que possibilitam uma assistência segura à criança e seus familiares em situação de urgência e emergência.

Biografia do Autor

Geovanna de Oliveira Barreto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira, especialista em Saúde da Criança e do Adolescente, UFTM

Elen Stefani Lima Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduanda em Enfermagem pela UFTM

Nylze Helena Guillarducci Rocha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira, especialista em Enfermagem Neonatal, Mestranda em Atenção à Saúde - UFTM

Luana Barbosa Zago, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira, Responsável Técnica do Setor de Pronto Socorro, HC UFTM

Jesislei Bonolo Amaral Rocha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira, Professora Doutora, UFTM

Divanice Contim, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Professora Doutora, UFTM

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Publicado

2021-06-22

Edição

Seção

Artigos Originais