CONFLITOS GERENCIAIS: DIFICULDADES PARA O ENFERMEIRO GERENTE

Autores

  • Ariele do Nascimento Lampert
  • Daniella Dal Forno Kinalski UFSM
  • Bruna Parnov Machado UFSM
  • Suzinara Beatriz Soares Lima UFSM

DOI:

https://doi.org/10.18554/

Resumo

RESUMO

O presente trabalho refere-se a uma revisão de literatura que teve como objetivo verificar o que está sendo pesquisado a respeito de conflitos gerenciais vividos por enfermeiros e como esses estão lidando com os mesmos a fim de garantir a qualidade da assistência prestada aos pacientes. Sendo assim questionou-se: qual o papel dos enfermeiros gerentes enquanto mediadores de conflitos entre a equipe de enfermagem? Quais são as principais dificuldades gerenciais encontradas na intercessão dos conflitos dentro do ambiente de trabalho pelo enfermeiro gerente? O corpus do estudo foi constituído por 7 publicações. Os resultados mostraram que esta temática não é muito explorada e refletida pelos profissionais, em contrapartida nota-se a partir da literatura consultada a presença de conflitos nos serviços hospitalares, e a dificuldade de gerenciá-los.

Descritores: Conflitos; Enfermagem; Supervisão de Enfermagem.

Biografia do Autor

Ariele do Nascimento Lampert

Acadêmica do 6ª Semestre do Curso de Enfermagem da UFSM(Universidade Federal de Santa Maria). Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão em Enfermagem e Saúde. Bolsista FABERGS. 

Daniella Dal Forno Kinalski, UFSM

Acadêmica do 6º Semestre do Curso de Enfermagem da UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa Saúde, Cuidado e Enfermagem e bolsista PIBIC pela Linha de Pesquisa Gestão em Enfermagem e Saúde.

Bruna Parnov Machado, UFSM

Enfermeira Mestranda do Curso de Pós-graduação da UFSM. Bolsista CAPES

Suzinara Beatriz Soares Lima, UFSM

Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da UFSM.

Referências

REFERÊNCIAS

- Houaiss A, Villar MS. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Objetiva; 2001. conflito.p. 797.

- Massaro M, Chaves LDP. A produção científica sobre gerenciamento em enfermagem hospitalar: uma pesquisa bibliográfica. Cogitare Enferm. 2009;14(1):150-8.

– Lakatos EM, Marconi MA. Fundamentos da Metodologia Cientifica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1991.

- Leopardi MT (Org) et al. Metodologia da Pesquisa na Saúde. 2 ed., Florianópolis: Palloti, 2002.

- Cordeiro AM. et al . Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Rev. Col. Bras. Cir. Rio de Janeiro, v. 34, n. 6, Dez 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912007000600012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 20 de Abril 2012.

- Agostini R. O conflito como fenômeno organizacional: identificação e abordagem na equipe de enfermagem de um hospital público. Dissertação(Mestrado em Enfermagem). Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem,

Ribeirão Preto, 2005.

- Cecílio LC. O. É possível trabalhar o conflito como matéria-prima da gestão em saúde? Cad. Saúde Pública. 21(2):508–516, 2005.

- Prochnow AG. et al . O conflito como realidade e desafio cultural no exercício da gerência do enfermeiro. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 41, n.4, Dec. 2007.

- Andrade ROB, Alyrio, RD, Macedo, MAS. Princípios de negociação: ferramentas e gestão. São Paulo: Atlas; 2004.

- Mallory GA. Believe it or not: conflict can be healthy once you understand it and learn to manage it. Nursing81, New York, p. 97- 102, Junho 1997.

- Falk ML. A competência gerencial nos conflitos interpessoais. Disponivel em: . Acesso em 20 de abril de 2012.

- Brandt MA. How to make conflict work for you. Nursing management, Chicago, v. 32, n.11, p.32-35, Nov. 2001.

- Bocatto SBG. Como gerenciar um grupo em conflito. In: Malagutti W, Caetano KC. Gestão do serviço de enfermagem no mundo globalizado. Rio de Janeiro: Rubio; 2009. p. 85-100.

- Spagnol CA, L’Abbate S. Conflito Organizacional: Considerações teóricas para subsidiar o gerenciamento em enfermagem. Cienc Cuid Saude 2010 Out/Dez; 9(4):822-827

- Spagnol CA. A trama de conflitos vivenciada pela equipe de enfermagem no contexto da instituição hospitalar: como explicitar seus “nós”?. 2006. [Tese]. Campinas (SP): Universidade Estadual de Campinas; 2006.

Downloads

Publicado

2013-12-27

Edição

Seção

Revisão