A CRÔNICA DE SÃO PAULO, DE FABRÍCIO CORSALETTI, E A POESIA DE MÁRIO DE ANDRADE

Autores

  • Cristiane Rodrigues de Souza Centro Universitário Barão de Mauá/ IEB-USP/ FAPESP

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v7i1.1002

Resumo

Com linguagem que assume a informalidade e a despretensão da crônica, os poemas do novo livro de Fabrício voltam-se para os atos vividos no cotidiano da cidade de São Paulo. Os fragmentos que compõem a cena múltipla e complexa da capital são cantados, no tom do rapsodo popular, conseguido por meio da musicalidade das quadras, formadas por redondilhas maiores rimadas. A atualização do tom popular lembra o aproveitamento modernista da singularidade brasileira, como se pode conferir na poesia de Mário de Andrade. Além disso, a itinerância do eu poético contemporâneo a percorrer a Pauliceia faz lembrar poemas do modernista, em que há o deslocamento do eu lírico. A sensação de movimento é criada, no livro de Corsaletti, também, pelas ilustrações que, ao lado de cenas da cidade, traçam o itinerário poético, por meio do desenho das calçadas que ligam diferentes páginas. A relação entre os textos de Fabrício e a obra de Mário de Andrade se estabelece ainda, de forma sutil, por meio da retomada de versos, imagens e temas do modernista.

Biografia do Autor

Cristiane Rodrigues de Souza, Centro Universitário Barão de Mauá/ IEB-USP/ FAPESP

Doutora em Literatura Brasileira pela FFLCH, sob orientação de Alcides Villaça, pós-doutoranda no IEB-USP, sob supervisão de Telê Ancona Lopes, com financiamento da FAPESP e professora de Literatura Brasileira do Centro Universitário Barão de Mauá.

Downloads

Publicado

2014-12-20

Como Citar

DE SOUZA, C. R. A CRÔNICA DE SÃO PAULO, DE FABRÍCIO CORSALETTI, E A POESIA DE MÁRIO DE ANDRADE. InterteXto, Uberaba, v. 7, n. 1, 2014. DOI: 10.18554/ri.v7i1.1002. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/1002. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS