Um estudo comparado sob a perspectiva da mudança do narrador entre o romance “O continente I”, de Érico Veríssimo e a narrativa fílmica “O tempo e o vento”, de Jayme Monjardim

Autores

  • Nathan Bastos de Souza UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v8i2.1063

Resumo

Este ensaio busca estudar comparativamente a perspectiva da mudança de narrador entre o romance de Érico Veríssimo “O continente I” e a narrativa fílmica “O tempo e o vento”, de Jaime Monjardim. Para tanto, recolhemos alguns trechos que indiciam que o romance sugere a interpretação dada pelo diretor do filme, isto é, que Bibiana é uma potencial onipresença. Assim, podemos afirmar que de um narrador onipresente para um narrador personagem, respeitando as especificidades de cada obra, os sentidos de cada discurso muda, mas permanece, ainda que com ar novelesco, o tom de grandeza que a obra de Veríssimo exige. 

Biografia do Autor

Nathan Bastos de Souza, UFSCar

Mestrando em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (PPGL/UFSCAR). Graduado em Licenciatura em Letras - Línguas Portuguesa, Espanhola e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Pampa - (UNIPAMPA). 

Downloads

Publicado

2016-10-17

Como Citar

SOUZA, N. B. de. Um estudo comparado sob a perspectiva da mudança do narrador entre o romance “O continente I”, de Érico Veríssimo e a narrativa fílmica “O tempo e o vento”, de Jayme Monjardim. InterteXto, Uberaba, v. 8, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/ri.v8i2.1063. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/1063. Acesso em: 28 mar. 2024.