GABRIEL CONROY E O ÚLTIMO MOCINHO DO MUNDO OCIDENTAL

Autores

  • Mariana Luísa de Figueiredo Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v8i1.1067

Resumo

Yeats, Lady Gregory e Synge escrevem sobre o passado mitológico da Irlanda e enaltecem a vida rústica enquanto James Joyce (1882-1941) disseca o cotidiano das pessoas que vivem na tumultuada Dublin da virada do século. Os camponeses são o tema de The Playboy of the Western World (1907) por Synge, mas é um engano pensar que a peça do dramaturgo nacionalista e o episódio de sua estreia no Abbey Theater estejam completamente distanciados do retrato da burguesia irlandesa e do altivo e cosmopolita no Gabriel Conroy de “The Dead”, o último e mais extenso conto da coletânea de histórias sobre os dublinenses, Dubliners (1904), incluído por Joyce na publicação quatro anos depois. O objetivo deste artigo é aproximar o conto “The Dead” e seu protagonista Gabriel Conroy da peça The Playboy of the Western World, e sua polêmica estreia, demonstrando como a peça reverbera de diferentes formas na escrita do conto de Joyce.

Palavras chaves: Synge, Joyce, nacionalismo, hibridismo.

Biografia do Autor

Mariana Luísa de Figueiredo, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e iniciou em 2013 o processo de obtenção do título de Mestre em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto, focando Literatura de Língua Inglesa e Cinema em sua pesquisa. Em 2005 inicia sua carreira docente, lecionando inglês em cursos livres, e, em 2012 atua como professora de inglês para a Fundação Gorceix. Em 2013 e 2014, foi professora de inglês no Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto e representante discente da sua linha de pesquisa do mestrado, Linguagem e Memória Cultural. É ilustradora e já teve seu trabalho e arte digital exposto na Galeria Myralda e em galerias virtuais. Atualmente ministra aulas na Fundação Gorçeix em Ouro Preto.

Downloads

Publicado

2016-04-03

Como Citar

DE FIGUEIREDO, M. L. GABRIEL CONROY E O ÚLTIMO MOCINHO DO MUNDO OCIDENTAL. InterteXto, Uberaba, v. 8, n. 1, 2016. DOI: 10.18554/ri.v8i1.1067. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/1067. Acesso em: 19 mar. 2024.