A presença do mito de Sísifo nos contos "O convidado e "O bloqueio" de Murilo Rubião

Autores

  • Aguinaldo Adolfo Carmo Universidade do Vale do rio Verde (CAPES/UNINCOR)

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v8i1.1070

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar como o mito de Sísifo é representado nos contos de Murilo Rubião. Os contos escolhidos para análise são: “O convidado” e “O bloqueio”, pertencentes à obra O convidado (1974). O universo de Rubião carrega uma relação com o mito, principalmente com o mito de Sísifo, no qual as personagens de suas narrativas são, muitas vezes, representações de indivíduos inseridos em um mundo absurdo, condenados a carregar, metaforicamente, sua pedra eternamente. O artigo consiste em analisar os contos tendo como base à crítica de Jorge Schwartz e Davi Arrigucci Jr., entre outros críticos da narrativa brasileira contemporânea. As análises dos contos tem como objetivo mostrar como as situações banais e cotidianas vivenciadas pelas personagens das narrativas de Rubião se integram ao mundo insólito; suas inferências com relação à mitologia de Sísifo, na qual entra, também, a questão da circularidade: a eterna busca de sentido para a existência.

 

Biografia do Autor

Aguinaldo Adolfo Carmo, Universidade do Vale do rio Verde (CAPES/UNINCOR)

Mestrando na área de Letras ( Teoria Literária) na Universidade do Vale do Rio Verde -(CAPES/UNINCOR) em Três Corações - MG

Downloads

Publicado

2016-02-26

Como Citar

CARMO, A. A. A presença do mito de Sísifo nos contos "O convidado e "O bloqueio" de Murilo Rubião. InterteXto, Uberaba, v. 8, n. 1, 2016. DOI: 10.18554/ri.v8i1.1070. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/1070. Acesso em: 25 abr. 2024.