A INVERSÃO DE PAPÉIS NO ROMANCE A SELVA EM UMA PERSPECTIVA PÓS-COLONIAL

Autores

  • Ednaldo Tartaglia Santos
  • Odete Burgeile

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v8i1.1110

Resumo

RESUMO: Este trabalho faz uma leitura do romance A Selva do escritor português Ferreira de Castro em uma perspectiva pós-colonial. Assim, observamos o olhar do colonizador sobre os colonizados através da inversão de papéis das personagens Alberto, colonizador português, e Juca Tristão, colonizador brasileiro. Sustentamos nossas discussões com as abordagens de teóricos que se preocuparam com o estudo a respeito do Outro (SAID, 2007; GONDIM, 2007; PRATT, 1999). Dialogamos também com os trabalhos de Cunha (2006) que relata e denuncia o sistema de exploração humano nos seringais da Amazônia, de Emery (1999) a respeito do romance A Selva e de Tocantins (1999) que discorreu sobre o escritor Ferreira de Castro. Por fim, este estudo aponta a resistência do colonizador em se considerar como o Outro, além de fazer uma denúncia social sobre o sistema exploratório nos seringais dos séculos XIX e XX e de divulgar a Região Amazônica. 

Biografia do Autor

Ednaldo Tartaglia Santos

Professor Me. da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP e integrante do Grupo de Estudos Linguísticos, Literários e Socioculturais – GELLSO da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.


Odete Burgeile

Professora Dra. do Departamento de Línguas Estrangeiras da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, coordenadora do Mestrado Acadêmico em Letras - UNIR, líder do Grupo de Estudos Linguísticos, Literários e Socioculturais –  GELLSO/UNIR.

Downloads

Publicado

2016-02-26

Como Citar

SANTOS, E. T.; BURGEILE, O. A INVERSÃO DE PAPÉIS NO ROMANCE A SELVA EM UMA PERSPECTIVA PÓS-COLONIAL. InterteXto, Uberaba, v. 8, n. 1, 2016. DOI: 10.18554/ri.v8i1.1110. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/1110. Acesso em: 19 mar. 2024.