UMA ANÁLISE DA FELICIDADE SOB OS MODOS DE OPERAÇÃO DA IDEOLOGIA CAPITALISTA NAS PROPAGANDAS DE TV A CABO

Autores

  • Junia Januaria Garcia Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Campos Belos
  • Ronivaldo de Oliveira Rego Santos Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Campos Belos
  • Sandra Michele Tzotzakis Munhoz Graduada em Letras, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Campos Belos,

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v8i2.1125

Resumo

Como se sabe a felicidade tem sido um dos maiores objetivos da humanidade há muito tempo. Neste sentido, este trabalho visa discutir, à luz da Analise do Discurso, de que maneira a mídia exerce influência na construção do conceito de felicidade na sociedade contemporânea. Assim, objetiva-se apontar quais os aspectos mais comuns nas propagandas das TV a cabo para evidenciar o quanto é necessário às pessoas terem uma TV por assinatura para serem felizes. Como metodologia será utilizada a pesquisa bibliográfica com o apoio e autores como Helena Brandão (2004), Eni Orlandi (2005), Viviane Resende; Viviane Ramalho (2011), entre outros. Far-se-á também análise de conteúdo que se situará na investigação dos operadores ideólogos das propagandas da Claro TV e da SKY, conforme a concepção de Jonh Thompson (2011). Finalmente, pontua-se que a felicidade não é um produto, ou um fetiche e sim uma condição, em muitos casos, breve, com isso não poderá ser obtida com determinado produto.

Palavras-chave: Felicidade. Operadores Ideológicos. Análise de Discurso.

Biografia do Autor

Junia Januaria Garcia, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Campos Belos

Mestre em Linguística pela UNB, Professora do Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás - UEG, Câmpus Campos Belos, bem como docente da Rede Estadual de Ensino do Estado de Goiás. Desenvolve, além de pesquisas na área da Análise do Discurso, também  trabalha com fonologia e fonética.

Ronivaldo de Oliveira Rego Santos, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Campos Belos

Mestrando em História, pela PUC-GO (Pontifícia Universidade Católica de Goiás),Especialista em Ensino de Filosofia pela Universidade Cândido Mendes – UCAM. Professor dos Cursos de Letras e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - UEG, Câmpus Campos Belos.

Sandra Michele Tzotzakis Munhoz, Graduada em Letras, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Campos Belos,

Especialização em andamento em Linguagem, Letramente e Cibercultura na Educação Básica e Graduada em Letras Pela Universidade Estadual Goiás – UEG, Câmpus Campos Belos.

Downloads

Publicado

2016-10-17

Como Citar

GARCIA, J. J.; REGO SANTOS, R. de O.; MUNHOZ, S. M. T. UMA ANÁLISE DA FELICIDADE SOB OS MODOS DE OPERAÇÃO DA IDEOLOGIA CAPITALISTA NAS PROPAGANDAS DE TV A CABO. InterteXto, Uberaba, v. 8, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/ri.v8i2.1125. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/1125. Acesso em: 19 mar. 2024.