MEMÓRIA DISCURSIVA E IDEOLOGIA: ANÁLISE DAS PROPAGANDAS DOS GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Anderson Carvalho Pereira

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v9i2.1174

Resumo

O artigo investiga modos pelos quais peças publicitárias de grandes eventos esportivos realizados no Brasil (Copa do Mundo de Futebol e Olimpíadas) sustentam mecanismos discursivos voltados ao jogo entre a memória e a ideologia. Para isto, mobiliza conceitos da Análise de Discurso francesa, a saber: memória discursiva e ideologia. Metodologicamente, o estudo filia-se ao paradigma indiciário de análise, cuja interpretação permite reformular hipóteses iniciais. Por fim, aprofunda uma discussão sobre o alcance do determinante político no discurso voltado ao recrutamento e à convocatória unívoca de toda a população a participar destes eventos.

Biografia do Autor

Anderson Carvalho Pereira

Doutor em Psicologia, Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado (CAPES).

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Publicado

2017-03-28

Como Citar

PEREIRA, A. C. MEMÓRIA DISCURSIVA E IDEOLOGIA: ANÁLISE DAS PROPAGANDAS DOS GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO. InterteXto, Uberaba, v. 9, n. 2, 2017. DOI: 10.18554/ri.v9i2.1174. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/1174. Acesso em: 19 mar. 2024.