A ILUSTRAÇÃO NO LIVRO INFANTIL: MULTIPLICIDADE DE SENTIDOS

Autores

  • Patricia Elisabel Bento Tiuman Instituto Federal do Paraná IFPR Câmpus Irati docente Universidade Estadual de Maringá UEM doutoranda

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v8i2.1284

Resumo

Resumo: A ilustração se configura como elemento recorrente nos livros destinados, sobretudo, ao público infantil e a sua associação ao texto verbal pode apresentar várias funções, além de ornamentar o texto verbal, elas acrescentam informações e ampliam a compreensão do leitor. O presente artigo expõe uma análise das ilustrações de três livros escritos por Walcyr Carrasco: A ararinha do bico torto (2010a), Meus dois pais (2010b) e Pituxa a vira-lata (2010c) e ilustrados respectivamente por Simone Matias, Alberto de Stefano e Laurent Cardon. Nestes livros o texto verbal e o imagético comungam o mesmo espaço e a leitura de ambos ocorre simultaneamente. As teorias de análise de imagens propostas por Camargo (2010), Fittipaldi (2008) e Joly (1996) compõem o referencial teórico utilizado neste estudo cujo objetivo é apresentar a relação existente entre o texto verbal e o imagético e como este interfere na construção do sentido geral da obra literária.

 

Palavras chaves: literatura infantil; ilustração; texto verbal.

Biografia do Autor

Patricia Elisabel Bento Tiuman, Instituto Federal do Paraná IFPR Câmpus Irati docente Universidade Estadual de Maringá UEM doutoranda

Patrícia Elisabel Bento Tiuman é graduada em Letras Português/Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho - FAFIJA; Especialista em Estudos Linguísticos e Literários pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho – FAFIJA; Mestre em Letras Área de Concentração: Estudos Literários pela Universidade Estadual de Maringá – UEM e Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Atuou como professora  na Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO/I e atua como professora de Língua Portuguesa no Instituto Federal do Paraná - IFPR Câmpus Irati.

Downloads

Publicado

2016-10-17

Como Citar

TIUMAN, P. E. B. A ILUSTRAÇÃO NO LIVRO INFANTIL: MULTIPLICIDADE DE SENTIDOS. InterteXto, Uberaba, v. 8, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/ri.v8i2.1284. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/1284. Acesso em: 19 mar. 2024.