Do grotesco: etimologia e conceituação estética.

Autores

  • Fernanda Lima UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v9i1.1539

Resumo

Resumo: O presente artigo objetiva depreender a estrutura da estética grotesca, abordando-a sob uma dupla perspectiva: uma perspectiva genealógica, que dará conta dos fatores linguísticos e extralinguísticos que determinaram a primeira conceituação do grotesco, num momento histórico preciso, e uma perspectiva que compreenderá a trajetória do conceito, sua gradativa expansão no campo artístico, destacando as diferentes significações que lhe foram atribuídas ao longo dos séculos, até a sua configuração como um vasto e complexo domínio conceitual. Entretanto, deve-se ressaltar que neste trabalho, a análise da expansão conceitual do grotesco limita-se ao espaço de tempo que abrange a época do surgimento do conceito até o advento do romantismo francês. As épocas de efervescência ou latência do conceito serão assinaladas, assim como seus diferentes percursos, em vários países, apontando também as circunstâncias que conduziram à sua cisão em duas noções distintas: uma trágica e outra cômica.

Biografia do Autor

Fernanda Lima, UFRJ

Pos-doutoranda em Literatura Francesa

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Publicado

2016-12-23

Como Citar

LIMA, F. Do grotesco: etimologia e conceituação estética. InterteXto, Uberaba, v. 9, n. 1, 2016. DOI: 10.18554/ri.v9i1.1539. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/1539. Acesso em: 18 mar. 2024.