A APLICABILIDADE DE TEXTOS AUTÊNTICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: UMA ABORDAGEM CRÍTICA-REFLEXIVA NO CONTEXTO PÚBLICO DE ENSINO NO BRASIL

Autores

  • Marcelle Santos Rosa Donato
  • Kanavillil Rajagopalan Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v9i1.1629

Resumo

Este estudo, parte do pressuposto de que ensinar uma língua vai além das classificações gramaticais de que essa se constitui. Assim, no intuito de propiciar aos alunos, de um contexto público de ensino, uma aprendizagem mais significativa, propõe-se aqui uma metodologia diferenciada no ensino da língua inglesa, a partir do uso de textos autênticos (originais, do contexto real), na intenção de construir oportunidades de desenvolver a habilidade de leitura e a capacidade discursiva diante dos significados atribuídos aos textos, motivando o senso crítico-reflexivo dos aprendizes. Para tanto, o suporte teórico adotado, está vinculado às questões de leitura e criticidade, tendo por base os estudos de Freire (1989), Rajagopalan (2003), Lima (2009), Liberali (2009), Marcuschi (2010), dentre outros especialistas, os quais fundamentam a pesquisa. Acredita-se, portanto, que a metodologia adotada se destaca no desenvolver da leitura e da habilidade crítica-discursiva dos indivíduos, além de contribuir, possivelmente, para a sua formação social, política e ideológica.

Biografia do Autor

Marcelle Santos Rosa Donato

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras, com ênfase em Cultura, Educação e Linguagem, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) em Vitória da Conquista. Graduada do Curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa pela Universidade Estadual da Bahia - Campus X (UNEB). Tem interesse na área de Letras, com ênfase no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa e formação de professores, além, também, da aplicabilidade da leitura e criticidade no ensino da Língua Inglesa.

Kanavillil Rajagopalan, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982) e Pós-Doutor em Filosofia da Linguagem (Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA). Professor Titular na área de Semântica e Pragmática das Línguas Naturais da Universidade Estadual de Campinas. 

Downloads

Publicado

2016-12-23

Como Citar

DONATO, M. S. R.; RAJAGOPALAN, K. A APLICABILIDADE DE TEXTOS AUTÊNTICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: UMA ABORDAGEM CRÍTICA-REFLEXIVA NO CONTEXTO PÚBLICO DE ENSINO NO BRASIL. InterteXto, Uberaba, v. 9, n. 1, 2016. DOI: 10.18554/ri.v9i1.1629. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/1629. Acesso em: 29 mar. 2024.