Entre suspiros e lágrimas: Nísia Floresta e José de Alencar

Autores

  • Gislene da Silva
  • Fani Miranda Tabak

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v9i1.1849

Resumo

O objetivo principal deste estudo é a análise do poema A lágrima de um Caeté, de Nísia Floresta, e de seu diálogo com a tradição indianista no romantismo brasileiro. Posto que o mesmo estabelece parâmetros distintos no trato dado ao índio e, consequentemente, ao indianismo erigido, objetiva-se também a discussão de uma perspectiva nova para sua compreensão, pensada a partir do conceito de indigenismo presente na literatura da América Latina em geral.  

O fato de que a obra pertença a uma autora do século XIX, destaca ainda o papel feminino na criação literária e avalia a sua possível pouca divulgação. Relacionam-se, ainda, os fatores que distinguem a criação literária feminina da criação masculina e a importância dessa primeira para a ampliação dos conceitos até então conhecidos.

Downloads

Publicado

2016-12-23

Como Citar

SILVA, G. da; TABAK, F. M. Entre suspiros e lágrimas: Nísia Floresta e José de Alencar. InterteXto, Uberaba, v. 9, n. 1, 2016. DOI: 10.18554/ri.v9i1.1849. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/1849. Acesso em: 19 mar. 2024.