EXPERIÊNCIAS COM NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Patrícia Ferreira Bianchini Borges Instituto Federal de Educação, Ciências Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).
  • Acir Mário Karwoski Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM http://orcid.org/0000-0001-6548-4243

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v9i1.1891

Resumo

A tecnologia de informação está presente no cotidiano de todos, em seus lares até na vida pública; deste modo, é de suma importância que, no contexto escolar, o professor de Língua Portuguesa auxilie o aluno na formação e desenvolvimento do letramento digital, pois o letramento digital é, certamente, um fator decisivo de inclusão social. O conhecimento da realidade escolar deu origem ao projeto de pesquisa que teve como objetivo geral investigar abordagens metodológicas significativas e inovadoras no processo ensino-aprendizagem com as Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (NTDIC) no contexto escolar visando ao desenvolvimento dos novos e multiletramentos e de aprendizagens significativas dos estudantes tendo como pressuposto básico o letramento digital. Trata-se de uma pesquisa-ação, permitindo uma investigação da prática pedagógica e das experiências dos indivíduos, estudando-os de forma natural no cotidiano escolar, construindo um retrato do contexto a partir da observação participante e contextualizada. Posteriormente, fez-se a análise de dados, cujo objetivo foi sumariar, classificar e codificar as observações feitas e dados obtidos, por meio de raciocínios indutivos, dedutivos e comparativos. Por fim, fez-se a avaliação qualitativa que se deteve em evidenciar os porquês das dificuldades quanto ao uso das NTDIC e em determinar que práticas tradicionais de TDIC em sala de aula efetivamente levam ou não ao letramento digital bem como discutir e/ou sugerir as que seriam apropriadas para as práticas dos novos letramentos e/ou dos multiletramentos no ensino de Língua Portuguesa. 

Biografia do Autor

Patrícia Ferreira Bianchini Borges, Instituto Federal de Educação, Ciências Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).

Mestre em Educação pela UFTM.

Acir Mário Karwoski, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Graduado em Letras. Mestre em Linguística Aplicada. Doutor em Letras - Estudos Linguísticos. Pós-Doutorado em Educação.

Downloads

Publicado

2016-12-23

Como Citar

BIANCHINI BORGES, P. F.; KARWOSKI, A. M. EXPERIÊNCIAS COM NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. InterteXto, Uberaba, v. 9, n. 1, 2016. DOI: 10.18554/ri.v9i1.1891. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/1891. Acesso em: 19 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)