Estudo sobre alguns conceitos considerados fundamentais para a compreensão da teoria sócio-histórica do filósofo russo Mikhail Bakhtin: uma investigação teórica

Autores

  • Deize Fernandes Diniz

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v4i01.192

Resumo

Este artigo é resultado de um semestre de estudos voltados à obra de Mikhail Bakhtin, especialmente Marxismo e filosofia da linguagem (1981) e Estética da criação verbal (1997) e objetiva realizar uma revisão teórica sobre alguns conceitos que acreditamos serem fundamentais para uma melhor compreensão da teoria sócio-histórica bakhtiniana. Bakhtin, apesar de ter concepções bastante inovadoras na área da linguagem, era considerado uma figura marginal no cenário intelectual russo pós-revolucionário, por ser um estudioso multidisciplinar e por ser contrário a correntes acadêmicas específicas. Seu trabalho e suas ideias, mesmo tendo um reconhecimento tardio, são considerados, nos dias de hoje, de fundamental leitura e estudo a todos os profissionais que trabalham com o estudo da linguagem.    

Downloads

Publicado

2012-03-05

Como Citar

DINIZ, D. F. Estudo sobre alguns conceitos considerados fundamentais para a compreensão da teoria sócio-histórica do filósofo russo Mikhail Bakhtin: uma investigação teórica. InterteXto, Uberaba, v. 4, n. 01, 2012. DOI: 10.18554/ri.v4i01.192. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/192. Acesso em: 19 mar. 2024.