A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA E O LUGAR DA MULHER NA REVISTA GRAÇA E BELEZA

Autores

  • Deolinda de Jesus Freire Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Elenice Israel da Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v9i2.2051

Resumo

A partir da análise comparativa dos textos de Iná de Souza e de José Mendonça, publicados na revista Graça e Beleza no período de 1942 a 1945, nosso objetivo neste artigo é compreender a construção da memória e a repetição de lugares comuns referentes ao universo feminino e masculino na cidade de Uberaba na década de 40. Para isso, analisamos o tema tratado por cada autor em seus textos, bem como o estilo empregado. Em nossa leitura, buscamos identificar semelhanças e diferenças discursivas que marquem as singularidades do estilo de cada autor. A análise das imagens construídas sobre o universo feminino e masculino nos textos da revista Graça e Beleza nos ajudam a compreender discursos que ainda circulam em nossa sociedade nos dias atuais. 

Biografia do Autor

Deolinda de Jesus Freire, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Profa. do Departamento de Estudos Literários do curso de Letras da UFTM
Doutora em Letras (Língua Espnhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana)

Elenice Israel da Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Letras/UFTM. Professora de Língua Portuguesa da rede pública de ensino da cidade de Uberaba. Licenciada em Letras – Português/Espanhol

Downloads

Publicado

2017-03-28

Como Citar

FREIRE, D. de J.; SILVA, E. I. da. A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA E O LUGAR DA MULHER NA REVISTA GRAÇA E BELEZA. InterteXto, Uberaba, v. 9, n. 2, 2017. DOI: 10.18554/ri.v9i2.2051. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/2051. Acesso em: 23 abr. 2024.