Realidade e ficção em Eleanor Marx: filha de Karl; um romance

Autores

  • Lidiane Pereira Coelho Universidade Federal de Goiás
  • João Batista Cardoso Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v5i1.212

Resumo

O artigo ora apresentado analisa o modo como alguns aspectos da realidade se tornam presentes na obra de ficção. Para tanto utiliza, como corpus, o romance Eleanor Marx, filha de Karl; um romance, de Maria José Silveira, que conta a história de Eleanor Marx, filha de Karl Marx, pensador e idealizador do Socialismo. Ativista política e seguidora do Socialismo, Eleanor foi uma mulher à frente de seu tempo, ela abraçou as grandes causas de sua época. A obra, além de recontar, de forma romanceada, os últimos dez meses de vida da personagem, também retrata alguns dos grandes acontecimentos sociais pelos quais passou a sociedade inglesa do século XIX. Nesse sentido, o estudo se propõe a analisar como realidade, ficção e História se imbricam num texto literário, fazendo com que a Literatura se constitua também como construção de conhecimento.

Biografia do Autor

Lidiane Pereira Coelho, Universidade Federal de Goiás

Técnica Administrativa Federal, na Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão.

Mestranda em Estudos da Linguagem, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, do Departamento de Letras, da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão.

João Batista Cardoso, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Literatura Brasileira (UnB), Pós-Doutorado: “história e hibridismo cultural na ficção latino-americana” (UFMG). Professor Associado na Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão, docência no Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem.

Downloads

Publicado

2012-10-09

Como Citar

COELHO, L. P.; CARDOSO, J. B. Realidade e ficção em Eleanor Marx: filha de Karl; um romance. InterteXto, Uberaba, v. 5, n. 1, 2012. DOI: 10.18554/ri.v5i1.212. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/212. Acesso em: 19 mar. 2024.